O primeiro Homem-Aranha surgiu em 1962 e desde sempre, ele é um adolescente/jovem adulto no qual nos indetificamos. Mas por quê?
Peter Parker- O Primeiro Homem-Aranha
O super-herói é um jovem que, ao mesmo tempo em que vislumbra a vida de quem possui poderes, enfrenta aqueles velhos “vilões” do dia a dia. Seja uma conta para pagar, alguém para conquistar e quaisquer coisas cotidianas.
Isso fez que Peter Parker se tornar altamente identificável, quer dizer mais o Homem-Aranha que o Peter em si. Pois, palavras do próprio Stan Lee, qualquer um pode estar por debaixo da máscara. Com isso, ninguém imagina que o Spider é na verdade aquele garoto nerd (Peter) que transborda suas inseguranças para o mundo.
Através de várias décadas de sucesso, Peter Parker e seus amigos já foram adaptados das mais diversas formas, universos e mídias. Contudo, é na animação sobre o “Aranhaverso” que vemos que sim, qualquer um pode ser o teioso.
Se no primeiro filme, já somos apresentados a diversos Homens-Aranhas e a Spider-Gwen, no segundo filme da trilogia (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso) somos apresentados aos mais diversos tipos de “Miranha”. O filme contará a história de Miles Morales tendo que ser Homem-Aranha e sua busca de como alinhar sua vida pessoal a vida de herói.
O Peter do “nosso universo” é a síntese da música homônimo, de Jorge Vercilo. Na música, o Homem-Aranha já estava saturado de salvar o “mundo” e passa a viver uma vida mais comum. Trocando as perseguições policiais para o desafio de trocar a antena da TV e ninar bebê. E com isso temos um “Bebê-Aranha”.
Miles Morales
Mas atualmente não é só o Peter Parker que é um “Miranha” de sucesso. A versão mais famosa (depois de Parker) é o Miles Morales. Miles é várias vezes retratado como um jovem negro descolado que tem no Hip-Hop suas bases. Enquanto a maioria usa o sapato da roupa, Miles usa um tênis Air Jordan. Mas várias vezes também é retratado com uniforme padrão, sem o adicional do tênis.
Apesar de comumente ser de um universo em que o Peter está morto- e isso é o que motiva Miles a virar o defensor- nos jogos recentes do amigão da vizinhança os dois estão “vivinhos da Silva” e trabalhando juntos. Peter se torna uma espécie de mentor do Miles.
Miles não foi o primeiro “Miranha” negro, mas souberam retratar toda jovialidade que a personagem exige. Ele faz sucesso com todos, incluindo pessoas não negras se sentem representadas por ele.
Spider-Gwen
A Gwen Stacy sempre foi uma das personagens “secundárias” com bastante clamor popular. Talvez, perdendo apenas para Mary Jane. Gwen era o que MJ veio a ser no futuro. O porto-seguro de Peter e sua grande paixão.
No universo principal, Gwen morre num ataque do Duende-Verde. Deixando Parker sem chão e sem rumo. Além dos quadrinhos, outra mídia que adaptou isso foi a saga de filmes ‘O Espetacular Homem-Aranha’. Contudo, os dois filmes souberam adaptar bem esse período vivido por Peter. Entretanto, os filmes só foram ganhar um status de relevância posteriormente. Tendo até um clamor por um filme três depois de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa que conta com a participação dos três “Miranhas” dos cinemas live action.
Porém, desde a animação de mesmo nome dos filmes (mas com uma proposta diferente) que Gwen não tinha um certo destaque.
Com o surgimento do Aranhaverso (não o filme e sim o universo “aranhaístico” como um todo), criaram então uma Spider-Gwen. Em seu universo, Peter morreu. Sendo assim, ela quem surge para salvar a vizinhança. Fazendo disso uma terapia para se recuperar da perda.
Rapidamente, a personagem ganhou a cultura Pop e sua parte mais famosa é a das Animações do Aranhaverso.
A loirinha é descolada (também é retratada usando tênis, mas o dela é um Converse All-Star) e bastante sagaz. Enquanto isso, seu traje demonstra que ela é amiga da moda.
Talvez todas essas representatividades que o herói transmite resuma seu sucesso através de 61 anos.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso estreia, oficialmente, dia primeiro de junho de 2023 nos cinemas de todo o Brasil.
Conheça mais a Blackhat
Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea – rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!
Nenhuma matéria relacionada.
Uma resposta