A Pandora Filmes anuncia que dois de seus longas compõe a pré-lista dos indicados ao Oscar de 2025: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, filme belga que concorre na categoria melhor documentário, e a comédia dramática canadense LINGUAGEM UNIVERSAL, pré-finalista na categoria de Melhor Filme Internacional.
Dirigido por Johan Grimonprez, TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO parte do episódio verídico de quando os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba, em 1961. A produção conta com depoimentos de figuras importantes como Malcolm X, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Abbey Lincoln, Max Roach, Nina Simone, e expõe a violência do processo de colonização do Congo Belga e a luta pela independência do país.
Leia a sinopse oficial: Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo.
Já o longa LINGUAGEM UNIVERSAL, dirigido por Matthew Rankin e roteirizado por Rankin, Ila Firouzabadi e Pirouz Nemati, traz três histórias aparentemente desconexas que se passam num lugar misterioso entre Winnipeg e Teerã.
Leia a sinopse oficial: Em uma interzona misteriosa e surreal entre Teerã e Winnipeg, as vidas de vários personagens se entrelaçam de forma surpreendente e misteriosa. Os estudantes Negin e Nazgol encontram uma grana congelada no gelo do inverno e tentam reivindicá-la. Massoud conduz um grupo de turistas confusos pelos monumentos e locais históricos de Winnipeg. Matthew abandona seu emprego sem sentido num escritório do governo de Quebec e inicia uma jornada enigmática para visitar a mãe. Prêmio do Público Quinzena dos Realizadores Cannes 2024.
Se juntam ao elenco Rojina Esmaeili, Saba Vahedyousefi, Sobhan Javidi, Pirouz Nemati, Matthew Rankin, Mani Soleymanlou e Danielle Fichaud.
TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO e LINGUAGEM UNIVERSAL chegam no primeiro semestre de 2025.