Maurício de Sousa completa 90 anos em outubro e para celebrar sua vida e legado, uma cinebiografia sobre sua história chega aos cinemas em 23 de outubro. O longa traz Mauro Sousa, um dos dez filhos do cartunista, interpretando o próprio pai e fazendo sua estreia no cinema.
O filme, como destaca a CNN, revela momentos marcantes da vida de Mauricio, desde a infância até a publicação de seu primeiro gibi. Diego Laumar vive Maurício na infância, enquanto Emílio Orciollo Neto e Natália Lage interpretam Antônio e Petronilha, seus pais.

A obra também destaca a influência de Vó Dita (Elizabeth Savalla), figura central na formação do cartunista. Além de sua família, que inspirou o surgimento da Turma da Mônica, referência icônica nos quadrinhos. O longa ainda ilustra a criação de personagens clássicos como Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, muitos deles inspirados em familiares ou pessoas próximas a Mauricio.
Veja o trailer
Em termos contemporâneos, por exemplo, chega a ser raro encontrar alguém que não tenha as histórias do Limoeiro no processo de alfabetização – mesmo que o boom das redes sociais esteja dominando o tempo livre da juventude. É justamente por isso que enaltecer Mauricio de Sousa em vida, através do cinema, é um ato importante pela relevância e respeito ao artista. Intitulado apenas de Mauricio de Sousa: O Filme, o filme reconta a vida do quadrinista desde sua infância, a relação com os pais e os primeiros passos e momentos marcantes que tornaram realidade o seu sonho de se tornar desenhista. Criador de Turma da Mônica e outros personagens famosos da cultura brasileira, o projeto apresenta as referências que o formaram, como sua avó Dita e família, figuras essenciais para a criação de muitas de suas criações.- escreveu Diego Carlos do Adorocinema.
O elenco de Maurício de Sousa: O Filme ainda conta com Thati Lopes, Othon Bastos e Clara Galinari, enquanto a direção e o roteiro têm a assinatra de Pedro Vasconcelos (“Fala Sério, Mãe!”), em parceria com Paulo Cursino (“Mussum, O Filmis”), e codireção de Rafael Salgado.