Entre 13 e 23 de fevereiro de 2025, ocorre a 75ª edição do Festival de Berlim, um dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica mundial. Este ano, o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, apoia quatro longas-metragens e uma série que serão exibidos em diferentes seções do Festival. Além de dois projetos em desenvolvimento no European Film Market. O programa Brasil no Mundo realiza o apoio, visando fortalecer a presença de produções brasileiras em grandes eventos internacionais.
Dentre as produções apoiadas, está O Último Azul, novo longa-metragem do pernambucano Gabriel Mascaro (Ventos de Agosto, Boi Neon, Divino Amor). O filme concorrerá na Competição Oficial, onde ele compete pelo Urso de Ouro, o principal prêmio do Festival. A obra narra a história de Tereza, uma mulher de 77 anos que, ao rejeitar uma ordem do governo para se mudar para uma colônia de habitação para idosos, embarca em uma jornada transformadora pela Amazônia.
Na Seção Especial, uma das mais prestigiosas da programação, estreia A Melhor Mãe do Mundo, dirigido por Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?). O filme acompanha a história de Gal, uma carroceira que foge de um relacionamento abusivo com seus dois filhos pequenos, enfrentando os desafios da vida na cidade grande.

Outras Obras no Festival
Outras três produções brasileiras também recebem apoio do programa Brasil no Mundo para sua estreia no Festival de Berlim. A mostra Panorama, conhecida por seu enfoque político, exibirá Ato Noturno, dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Já na seção Generation 14 Plus, dedicada a filmes que retratam a juventude, dois episódios de De Menor – A Série, dirigida por Caru Alves de Souza, serão exibidos. A mostra Generation Kplus apresentará A Natureza das Coisas Invisíveis, longa de estreia de Rafaela Camelo. O filme passou pelo First Cut Lab Paradiso Brazil, First Cut+ e venceu o Prêmio WIP Paradiso em 2024. Rafaela e uma das produtoras do filme, Daniela Marinho, são integrantes da Rede Paradiso de Talentos.
Além das obras finalizadas, o Projeto Paradiso também oferece suporte a dois projetos em desenvolvimento no European Film Market, o mercado vinculado ao Festival. O longa O Funeral, de Carolina Markowicz (Carvão, Pedágio), participa do Berlinale Co-Production Market. Já o projeto de série Miami Wildlife, criado por Adam Penn e dirigido por Quico Meirelles e Fernando Meirelles, integra o Co-Pro Series no EFM.
Este ano, o Berlinale Talents selecionou cinco profissionais da Rede Paradiso de Talentos para participar de seu programa de formação, que reúne talentos promissores da indústria cinematográfica. O Projeto Paradiso apoia a participação de Julia Alves, Mayra Faour Auad, Rosa Caldeira, Nina Kopko e Bernardo Lessa no evento.
Leia Também:
- Projeto Paradiso divulga selecionados para a Incubadora 2025
- O Último Azul: filme brasileiro é indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim
- A Melhor Mãe Do Mundo, novo longa de Anna Muylaert, é selecionado para o Festival de Berlim
- Hora do Recreio, filme de Lucia Murat, é selecionado para Mostra Generation do 75º Festival de Berlim