“Sonhar com Leões” de Paolo Marinou-Blanco, um olhar ácido e surreal sobre a vida e a morte, estreia mundialmente no prestigioso Festival de Tallinn. A tragicomédia, que conta com Denise Fraga no elenco, concorre na categoria Critics’ Picks e promete emocionar e provocar o público.
Na trama, acompanhamos Gilda, uma imigrante brasileira em Lisboa que lida com um diagnóstico de câncer terminal. Em busca de uma morte digna, ela se vê em uma jornada singular e repleta de absurdos. O filme, que tem previsão de estreia no Brasil em 2025, traz à tona questões delicadas como a eutanásia, a finitude da vida e a busca por sentido em meio ao caos.
Com referências a mestres do cinema como Aki Kaurismäki e Luis Buñuel, Marinou-Blanco entrega um filme com humor negro e profundidade dramática. Ele convida o espectador a refletir sobre a fragilidade da existência e a importância de celebrar a vida em todos os seus momentos.
Gilda
Para trazer essa história ao mundo, Paolo contou com o talento da atriz brasileira que entende muito bem de tragicomédias: Denise Fraga. No papel de Gilda, uma força da natureza que consegue enxergar as mentiras do mundo com seu humor sagaz, Denise explora questões que vão muito além da morte. Gilda se inscreve na corporação clandestina “Joy Transition International”, que organiza workshops sobre eutanásia e suicídio para pessoas em estado terminal, em países onde a eutanásia é ilegal. Através desses workshops, Gilda conhece Amadeu, um gentil, simples e introvertido funcionário de agência funerária, interpretado pelo ator Português João Nunes Monteiro.
“O Paolo é um dos diretores mais talentosos com quem trabalhei. Excelente diretor de atores, dono de um tom de humor muito inteligente, muito particular. Agradeci muito por este roteiro ter caído nas minhas mãos. Gilda é, sem dúvida, uma das melhores personagens de toda a minha trajetória. E eu estou muito feliz por participar desse filme incrível, por estarmos estreando em Tallinn! Quero que o mundo veja esse filme”, ressalta Denise Fraga.
O festival
As exibições no Festival de Tallinn acontecem nos dias 14, 16 e 18 de novembro. O diretor do longa e a protagonista, Denise Fraga, estarão presentes.