No dia 29 de janeiro de 2015,o primeiro capítulo de Life is Strange, Chrysalis, foi lançado, desenvolvido pela Dontnod e publicado pela Square Enix. O jogo viria a se tornar um dos mais queridos pelo público, principalmente pelo seus personagens marcantes, sua história cativante e surpreendente, e uma trilha sonora inesquecível.
Life is Strange acompanha Max Caufield, uma garota que está se formando no ensino médio, na cidade de Arcadia Bay. Sua vida é relativamente normal até o momento em que presencia um crime: enquanto estava no banheiro, Max vê Chloe Price, amiga que perdeu o contato ao longo dos anos, sendo baleada por Nathan Prescott, um “bully” do colégio. A situação traumática desencadeia a habilidade de Max voltar no tempo para reverter a situação.
O jogo ainda apresenta a mecânica de múltiplas escolhas, fazendo com que cada volta no tempo tenha um impacto real na história. É dessa forma que surge a frase icônica e ao mesmo tempo assustadora para alguns: “Essa ação terá consequências…”. Além disso, o poder é usado diretamente na resolução de puzzles, o que instiga o jogador a sempre analisar o ambiente e o que vai ser alterado no “tempo normal”.
Life is Strange traz uma mistura antagônica e ao mesmo tempo complementar, que casa com a história proposta. Em um mesmo jogo, temos momentos de contemplação, feitos através da música, mecânica de tirar fotos ou até os próprios espaços do mapa onde Max apenas senta e reflete sobre o que vem acontecendo em sua vida.
Em contrapartida, a história traz momentos muito tensos, principalmente porque são cenários impactados diretamente por Max que afetam a vida (literalmente) de outros personagens. O jogo te dá “a dádiva” de voltar no tempo, parecendo uma válvula de escape inicialmente, mas aos poucos o jogador vai percebendo como é impossível fugir de escolhas e suas consequências, como a própria teoria do Efeito Borboleta, referenciada diretamente na obra.
Essas escolhas ficam cada vez mais difíceis conforme a trama se desenvolve, já que muitos personagens. tem uma grande curva de desenvolvimento, chegando ao ponto de até aqueles inicialmente insuportáveis ganham camadas e são dignos de empatia, como a Victoria Chase e David Madsen.
O jogo teve tanto sucesso que recebeu novas histórias, algumas relacionadas diretamente ao primeiro da franquia como Before The Storm e o mais recente Double Exposure, e histórias do mesmo mundo, mas com personagens inéditos, como Life is Strange 2 e True Colors.
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