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Life is Strange conta a história de Max Caufield, que ganhou poderes após eventos traumáticos

10 anos de Life is Strange: o que o jogo representa

No dia 29 de janeiro de 2015,o primeiro capítulo de Life is Strange, Chrysalis, foi lançado, desenvolvido pela Dontnod e publicado pela Square Enix. O jogo viria a se tornar um dos mais queridos pelo público, principalmente pelo seus personagens marcantes, sua história cativante e surpreendente, e uma trilha sonora inesquecível.

Max e Chloe são as personagens centrais de Life is Strange

Life is Strange acompanha Max Caufield, uma garota que está se formando no ensino médio, na cidade de Arcadia Bay. Sua vida é relativamente normal até o momento em que presencia um crime: enquanto estava no banheiro, Max vê Chloe Price, amiga que perdeu o contato ao longo dos anos, sendo baleada por Nathan Prescott, um “bully” do colégio. A situação traumática desencadeia a habilidade de Max voltar no tempo para reverter a situação.

O jogo ainda apresenta a mecânica de múltiplas escolhas, fazendo com que cada volta no tempo tenha um impacto real na história. É dessa forma que surge a frase icônica e ao mesmo tempo assustadora para alguns: “Essa ação terá consequências…”. Além disso, o poder é usado diretamente na resolução de puzzles, o que instiga o jogador a sempre analisar o ambiente e o que vai ser alterado no “tempo normal”.

Life is Strange traz uma mistura antagônica e ao mesmo tempo complementar, que casa com a história proposta. Em um mesmo jogo, temos momentos de contemplação, feitos através da música, mecânica de tirar fotos ou até os próprios espaços do mapa onde Max apenas senta e reflete sobre o que vem acontecendo em sua vida.

Em contrapartida, a história traz momentos muito tensos, principalmente porque são cenários impactados diretamente por Max que afetam a vida (literalmente) de outros personagens. O jogo te dá “a dádiva” de voltar no tempo, parecendo uma válvula de escape inicialmente, mas aos poucos o jogador vai percebendo como é impossível fugir de escolhas e suas consequências, como a própria teoria do Efeito Borboleta, referenciada diretamente na obra.

Essas escolhas ficam cada vez mais difíceis conforme a trama se desenvolve, já que muitos personagens. tem uma grande curva de desenvolvimento, chegando ao ponto de até aqueles inicialmente insuportáveis ganham camadas e são dignos de empatia, como a Victoria Chase e David Madsen.

O jogo teve tanto sucesso que recebeu novas histórias, algumas relacionadas diretamente ao primeiro da franquia como Before The Storm e o mais recente Double Exposure, e histórias do mesmo mundo, mas com personagens inéditos, como Life is Strange 2 e True Colors.

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