The Crew teve seus servidores fechados em definitivo em março de 2024. A decisão foi extremamente criticada pela comunidade. Era esperado que em algum momento o modo multiplayer seria fechado dado ao envelhecimento natural do jogo e abandono dos jogadores, porém para a surpresa de todos o servidor sendo fechado também impedia o acesso ao modo de um jogador. Após essa decisão ser tomada, jogadores se uniram para entrar com uma ação judicial coletiva contra a Ubisoft.
A informação sobre a ação coletiva veio através do relato da Polygon que divulgou o documento oficial do tribunal. O documento apresenta que os autores Matthew Cassel e Alan Liu entraram com essa ação coletiva contra a Ubisoft Entertainment S.A. e a Ubisoft Inc. em nome de si mesmos e de “todos os outros em situação semelhante” por encerrarem The Crew.
A ação apresenta diversos pontos que segundo os autores constam como um forma de enganação aos consumidores sobre este produto da Ubisoft. A primeira afirmação aponta que a detentora dos direitos de The Crew “enganou os consumidores dizendo que eles estavam comprando um jogo, quando, na verdade, tudo o que eles estavam alugando era uma licença limitada para acessar um jogo”.
Os autores ainda alegam que a Ubisoft “omitiu fatos relevantes na embalagem e no marketing” de The Crew. Esta alegação foi baseada no fato de não ser mencionado que os servidores de do jogo poderiam ser desligados a qualquer momento “sem fornecer, no mínimo, um modo off-line para que os consumidores continuassem a acessar o jogo pelo qual pagaram”.
Outro ponto importante está ligado a mídia física, os autores apontam que a compra dos discos físicos previa que “o próprio The Crew estava codificado em discos físicos que os consumidores podiam comprar ou em arquivos digitais que os consumidores podiam pagar para baixar”. Porém, o jogo se localizava em um servidor remoto, e o disco físico servia somente como uma chave de acesso a esse servidor.
Os reclamantes apresentaram o ponto que ao comprar os discos físicos de The Crew, era esperado que o jogo pudesse ser jogado indefinidamente sem qualquer risco de ser desativado. A fim de embasar o argumento, os autores apontaram casos como Assassin’s Creed 2, Assassin’s Creed 3 e outros jogos da Ubisoft que possuem servidores onlines que quando fechados foram de alguma forma disponibilizados de forma offline.
Porém, em de The Crew o mesmo processo não seria possível. A Ubisoft se pronunciou, afirmando que os recursos off-line de outros jogos da franquia The Crew (The Crew 2 e The Crew Motorfest) seriam preservados. Mas o jogo original foi deixado de fora da lista.
Os autores da ação exigiram um julgamento por júri e “as reivindicações agregadas de todos os membros da classe proposta são superiores a 5 milhões de dólares, excluindo juros e custos”, já que se trata de uma ação coletiva.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.