Tema o Sangue Antigo.
Bloodborne comemorou o seu 10º aniversário nesta segunda-feira, 24. O quarto título da franquia Soulsborne, dirigida por Hidetaka Miyazaki, além de ter consolidado a fórmula Soulslike, elevou-a a níveis de terror cósmico.
Inspirada na Era Vitoriana, a cidade gótica de Yharnam é assolada por bestas irracionais que, na realidade, são humanos que beberam o Sangue Antigo. Assumindo o papel de um caçador, o jogador é confiado à tarefa de eliminar as feras e acabar com a praga.
Caso você não tenha percebido, as coisas que você caça não são bestas. São pessoas.
Neste mundo onde a sanidade é um luxo, o bom caçador — assim chamado pela Boneca — é guiado por Gehrman, o Primeiro Caçador. Apesar da personagem aparentar ser gentil, ela carrega consigo muito sofrimento, como destacou o músico Antonio Junior, em uma publicação no Instagram, em março. Gehrman, enganado pela Presença da Lua, foi condenado a passar a eternidade sozinho no Sonho do Caçador, tendo como única saída a morte pelas mãos do protagonista.
Outras figuras também têm backgrounds trágicos, como Maria, Ludwig, Laurence e, principalmente, a rainha Yharnam, que morreu antes de dar à luz a seu filho, Mergo. Com a consciência de ambos ainda viva, a monarca continua sofrendo até que o jogador põe fim ao tormento de sua criança.
O título, diferente de seus seis irmãos, inspira-se nos contos de H. P. Lovecraft e trabalha com desespero e esperança, estes traduzidos na mecânica Rally, que permite que o jogador recupere uma porção de vida perdida ao atingir o inimigo.
“Ele [Miyazaki] não enxerga a barra vermelha como um simples medidor de vida, mas como uma força de vontade. (…) À medida que você sofre dano, você mergulha ainda mais no desespero, entretanto, toda vez que você ataca, existe a chance de recuperar a esperança”, comentou o produtor da desenvolvedora Japan Studio, Masaaki Yamagiwa, em entrevista ao portal Digital Spy, em 2014.
Bloodborne — considerado um dos melhores videogames já feitos, de acordo com IGN e USA Today — está disponível exclusivamente para PlayStation 4 e PlayStation 5 por a partir de R$ 99,50. O seu primeiro e único DLC, The Old Hunters, foi lançado em 2015.
A saga Soulsborne é composta por Demon’s Souls (2009), Dark Souls I (2011), Dark Souls II (2014), Bloodborne (2014), Dark Souls III (2016), Sekiro: Shadows Die Twice (2019) e Elden Ring (2022).