Comumente presente em listas de “melhores jogos indies de todos os tempos”, Celeste foi desenvolvido e publicado pela Maddy Makes Games em 2018, e agora entrou em promoção na Steam. O valor original de R$59,99 agora está por R$15,99 (75% de desconto). A oferta é válida até o dia 27 de outubro. Além do PC, o jogo também tem compatibilidade com plataformas PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
O jogador irá assumir o controle de Madeline, uma garota que decidiu se desafiar a escalar a montanha que dá nome ao jogo. Porém, ela terá muitos outros desafios além da própria escalada em si, lidando principalmente com seus conflitos internos, que sempre a botam em teste.
Celeste é um jogo indie de plataforma criado incialmente em uma game jam, que depois foi aprimorado para lançamento completo. Ele leva aproximadamente 6 horas para ser zerado, além das DLCs que adicionam mais dois capítulos para a história.
O jogo é caracterizado pela sua alta dificuldade, mas que sempre te incentiva a continuar, ao invés de punir o jogador. Além disso, possui uma trilha sonora incrível, e artes deslumbrantes, tanto na gameplay em pixel art quantos nas artes que servem como cutscenes (que inclusive podem ser acessadas no Instagram de Theo, um dos personagens presentes em Celeste).
Em publicação no Medium, a criadora de Celeste, Maddy Thorson, confirmou que a personagem de Madeline é trans. Ela comenta que não foi algo criado intencionalmente, mas que o desenvolvimento da personagem ajudou a própria criadora a se conhecer: “Durante o desenvolvimento de Celeste, eu não sabia que Madeline ou eu éramos trans. Durante o desenvolvimento do DLC Farewell, comecei a formar um palpite. Após o desenvolvimento, agora sei que nós duas somos.”
Há muita confusão gerada pois algumas pessoas acreditam que Celeste é um jogo brasileiro. Embora seus desenvolvedores sejam canadenses, essa afirmação não é de todo modo errada, já que as artes do jogo foram feitas pelo estúdio brasileiro MiniBoss, que também estiveram presentes em outro jogo da mesma desenvolvedora, Towerfall Ascension.
Celeste foi vencedor de vários prêmios. Entre eles, podem ser citados Jogo Mais Impactante e Melhor Jogo Independente no Game Awards 2018, Excelência em Jogo Independente e Jogo de Ação do Ano pelo D.I.C.E. Awards 2019, Prêmio Matthew Crump Cultural de Inovação no SXSW Gaming Award, entre outros.