Em decisão unânime, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na tarde desta terça-feria (23) a criação dos Jogos Olímpicos de Esports. A ideia já era bastante discutida e reforçada. Anteriormente, o COI anunciou a criação do evento, mas ainda não tinha chancelado.
O evento inaugural ocorrerá na Arábia Saudita, que atualmente está em alta por causa da Copa do Mundo de Esports e vem investindo alto. Os investimentos, nos Esports, são parte do programa governamental para mudar um pouco da imagem internacional do país.
A votação do COI não houve abstenções e nem votos negativos, sendo de fato unânime. Eles discutiram como adentrar no mundo virtual. O movimento não é recente, mas recentemente tivemos um evento de celebração olímpica com alguns eSports. Entretanto, os jogos escolhidos (incluindo Fortnite) foram para simular esportes tradicionais. Contudo, o League of Legends e outros eSports estão presentes desde os Jogos Asiáticos de 2018.
Os Jogos Olímpicos de Esports, no entanto, serão de dois em dois anos (com o início previsto para 2025). Eles acontecerão em separado das Olímpiadas tradicionais e tendem acontecer por 12 anos na Arábia Saudita, além do evento inicial (previamente citado). A escolha do país, por longos anos, se dá por uma parceria firmada pelo COI e pelo governo saudita.
Apesar disso, a escolha do local poderá sofrer alterações no futuro, pois há divergências sobre a realização dos jogos no país.
Thomas Bach anuncia a novidade
“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens , disse o presidente do COI, Thomas Bach.”
“Thomas Bach comenta decisão do comitê internacional/ Créditos: Quel (repórter de VALORANT)”
Vale ressaltar que o comitê não vê com “bons olhos” os jogos FPS (First Person Shooter), como o Counter-Srtike. Portanto, a presença desse título e similares é quase nula. Entretanto, o COI anunciou que os jogos presentes englobarão três categorias: esportes físicos disputados em plataforma virtual (o novo simulador feito para o Taekwondo, por exemplo); simuladores de esportes (EA FC, Top Spin, dentre outros – por exemplo) e games considerados esports (como o já citado LoL). Entranto, não confirmaram quais jogos estarão no programa olímpico.