A escravidão é um problema que assola a humanidade desde tempos longínquos. Contudo, qual a diferença entre a escravidão ocorrida nos tempos do Impérios Romano, Egípcio e outros, para o que ocorreu durante a colonização das Américas?
A principal diferença é que eram escravidões por dívidas ou guerra. Enquanto isso, a que ocorreu nas Amériacas se baseava na subjugação de um povo, nação ou grupo étnico. Contudo, nenhum tipo de escravidão é boa.
No Brasil, na data 13 de maio “comemora-se” a abolição da escavidão, sendo assim completando 135 anos (na data de escritura desse texto).
Escravidão e sua inspiração para a criação de um jogo.
No dia 13/05/1888 era assinada e promulgada a Lei Áurea. Negros e negras não eram mais escravizados (pelo menos na teoria) e agora eram livres para onde ir e vir. Mas como isso se relaciona com um jogo?
Até chegarmos na data da abolição, vários movimentos foram importantes para a causa. Um dos quilombos mais lembrados, até hoje, é o Quilombo do Palmares. Liderados por Zumbi e Dandara, negros alforriados, fugidos e apoiadores da causa abolocionista encontrava no quilombo um lugar pra chamar de lar. Contudo, também era um lugar de resistência.
Dandara de Palmares é uma figura histórica que tem sua existência questionada. Não há dados concretos que ela de fato existiu. Portanto, há quem diga que ela não passe de uma figura legionária. Se ela de fato existiu ou não é discussão para outro texto, mas ela inspira diversas pessoas.
Dandara (jogo)
Uma dessas pessoas, ou melhor grupo de pessoas são o pessoal da produtora Long Hat House. O jogo não conta a história de Dandara dos Palmares, tampouco se trata do período da escravidão no Brasil. Entretanto, o jogo traz no nome da personagem principal e no seu próprio nome, o nome de Dandara.
O jogo se basea no questionamento da liberdade e o que um povo deve fazer para conquistá-la, pois a populção de Salt (que era um povo livre) é bastante oprimida. O metroidvania brasileiro ainda traz várias refêrencias culturais brasileiras, tal qual uma sala com um Abaporu (obra de Tarsila do Amaral).
A jogabilidade do jogo o transforma num metroidvania totalmente diferente dos usuais. Geralmente jogos desse estilo (popularizado por Metroid e Castlevania, por isso o nome Metroidvania) você enfrenta os inimigos para acessar as salas posteriores e ir proguedindo. Contudo, em Dandara, a personagem principal não anda. Você tem de utilizar a mecânica de salto de plataforma em plataforma, como se alterasse a gravidade do ambiente para se movimentar.
O jogo brasileiro está disponível em diversas versões, incluindo os consoles da geração passada (PS4 e XBOXONE), PC, IOS e Android.
Conheça mais a Blackhat
Esta matéria é um oferecimento Bubble Mix Tea – rede de franquias pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil!
Nenhuma matéria relacionada.