Desenvolvido pela Mother Gaia Studio, The Posthumous Investigation será um jogo noir com temática de detetive misturado com a literatura brasileira. O objetivo do jogador será descobrir quem foi o responsável pelo assassinato do clássico personagem Brás Cubas, de Machado de Assis, com um detalhe inusitado: o próprio Brás Cubas que te contratou, e ele faz você experienciar um loop temporal, revivendo o mesmo dia para descobrir novas pistas, fazendo comentários do Além, conforme o detetive evolui no caso.
O jogo iniciou seu desenvolvimento em 2014, a partir de uma Game Jam (reunião de desenvolvedores com objetivo de criar um jogo num curto período de tempo), e será ambientado no Rio de Janeiro da década de 30, contando com participações do “Machadoverso” (nome usado pela equipe). Os suspeitos variam desde alguns nomes do mesmo livro, como Quincas Borba, Sabina e Lobo Neves, até outras obras, como Bentinho, de Dom Casmurro e Dr. Bacamarte, de O Alienista.
Na obra literária original, não há muito segredo. Além do título e as primeiras palavras do livro se referirem à morte de Brás Cubas, a causa não é tão enigmática: pneumonia. No entanto, foi tomada essa liberdade criativa assim como a mudança de datas, já que a história se passa no século XIX, mas a opção por 1930 veio para se aproximar da estética noir. “Optamos por ir com os dois pés no preto e branco e trazer um aspecto de cinema da década de 30/40. Com isso tivemos que ir atrás de filmes e referências visuais e estéticas para entender as estruturas da época”, disse Bruno Toledo, diretor criativo da Mother Gaia, em entrevista ao IGN Brasil.
Apesar de ainda não ter sido lançado, uma versão demo já está disponível na Steam. A expectativa é que The Posthumous Investigation seja lançado no quarto trimestre de 2024.
Veja o trailer:
Nenhuma matéria relacionada.