Anunciado na Brazil Indie Showcase, YVY ganhou grande destaque por sua característica diferenciada, ser um autobattler de dados customizáveis que utiliza a cultura brasileira como pano de fundo.
A proposta do jogo é reunir o povo Mão da Terra, que teve seu território invadido pelos colonizadores conhecidos como Capa Branca, e expulsá-los de sua terra. Os colonizadores vieram em paz em um primeiro momento até decidirem construir uma capital no território deste povo. Assim a tribo deve se reunir para afastar os invasores.
O diferencial do jogo está na mecânica de autobattler de dados onde será possível customizar a cada face do dado para dar dinamicidade as batalhas. Apresentado diversos personagens com diferentes talentos, artefatos colecionáveis, equipamentos e tambores de batalha, será possível criar a build perfeita para o dado perfeito.
Além disso, o jogo terá elementos roguelites, com runs procedurais para criar diferentes aspectos únicos no gameplay. A história da recuperação das terras será contada através das diferentes investidas contra os Capa Branca. Haverá também diferentes eventos com riscos e recompensas que enriquecem tanto o gameplay quanto o universo temático do jogo, oferecendo desafios únicos e recompensas tentadoras.
YVY teve seu desenvolvimento iniciado em 2022 através de um investimento público através de um edital de Santa Catarina. A história inicial que era uma fantasia não localizada foi repaginada com elementos da cultura brasileira.
No desenvolvimento do jogo pessoas indígenas foram contratadas para assumir posições-chave, como concept art, roteiro, música e consultoria, garantindo representatividade no projeto.
O lançamento do jogo está estimado para o início de 2025, e o projeto encontra-se agora nas etapas finais de desenvolvimento e testes.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.