Segundo a Remedy, empresa responsável por franquias como Alan Wake e Max Payne, Control 2 será um RPG de ação. A informação foi dada durante Capital Markets Day, evento realizado pela empresa para divulgar as últimas atualizações sobre dados relevantes e os rumos que a desenvolvedora está tomando. A Remedy não deu grandes justificativas para a afirmação de que a sequência do jogo será um RPG de ação.
O anúncio levanta questionamentos em relação ao quão diferente pode ser o direcionamento do novo jogo, já que o primeiro Control é um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de exploração e que possui alguns elementos que podem se encaixar dentro das mecânicas de RPG.
Além disso, foi revelado que o custo de produção do game é de 50 milhões de euros. Sendo assim, ele precisará vender entre 3 a 4 milhões de cópias para recuperar o valor do seu investimento. Já FBC Firebreak, jogo multiplayer PVE que se passa no universo de Control, tem custo de 30 milhões de euros e precisará vender 3 milhões de cópias para se pagar.
A empresa também confirmou que Control Ultimate Edition será lançado para Mac em 12 de fevereiro de 2025.
Ademais, Alan Wake já vendeu mais 1,8 milhão de cópias e se firmou como o jogo que vendeu mais rápido na história do estúdio. Já se sabe também que o game já recuperou uma porcentagem significativa do seu investimento na produção e marketing.
No momento, a Remedy está trabalhando em três projetos ao mesmo tempo. O próprio Control 2, que ainda não possui previsão de lançamento. Os remakes de Max Payne 1 e 2 em parceria com a Rockstar, que já estão em produção plena e também não tem previsão de lançamento. E, por fim, FBC Firebreak, que está anunciado para 2025.