Dawn encontra um novo lar no PlayStation e Xbox
O perfil oficial de Copycat no Instagram anunciou, na última quinta-feira, 15, que o jogo estará disponível nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S em 29 de maio por R$ 49,50. Ele foi lançado originalmente em setembro de 2024 para PC.
Com mais de 50 mil cópias vendidas e 1,9 mil avaliações positivas no Steam, o título ganhou nas categorias Melhor Jogo Internacional, por Level Up South East Asia Game Awards, e Vitrine Indie da Austrália, por PAX Aus.
Em Copycat, o jogador assume o papel da felina Dawn, que foi adotada por Olive após ter perdido a sua primeira gata, também chamada Dawn. O nome “copycat” significada imitador(a), ou seja, a segunda Dawn tem o único propósito de substituir a primeira.
“A gata manhosa, que tem dificuldade em confiar novamente nos humanos, abre-se aos poucos para a velhinha que, em um momento crucial, abandona-a”, escreveu o nosso redator Luunyn em sua crítica. “O espaço que a nova Dawn deve preencher existe até o retorno da “verdadeira”. Sendo impossível manter ambas, a decisão da senhora parece “óbvia”. A dor do abandono é marcada por cenas fortes, nas quais a responsabilidade sobre bichos de estimação é deixada de lado”.

Embora o indie tenha mais de 85% de aprovação no Steam, ele foi duramente criticado por romantizar o abandono e o abuso a animais de estimação.
A publicadora do jogo na região da América Latina, Nuuvem, abriu um formulário para quem tem interesse em realizar cobertura ou publicar gameplays. Embora nem todos consigam uma chave de acesso, a plataforma afirma que vai “tentar ao máximo atender todos os pedidos”.
A história do single-player aborda, principalmente, o significado de lar e está disponível com legendas e interface em português.