O Critical Role fez um anuncio que pegou os fãs de surpresa. A quarta campanha estreia em 2 de outubro e traz um formato ousado: 13 jogadores fixos, três grupos diferentes e Brennan Lee Mulligan, como Mestre de Jogo. Calma que é muita informação mas contamos tudo aqui para você.
O time do Critical Role acaba de crescer, um pouco mais…
Luis Carazo, Robbie Daymond, Aabria Iyengar, Whitney Moore e Alexander Ward se juntam aos veteranos Laura Bailey, Taliesin Jaffe, Ashley Johnson, Liam O’Brien, Marisha Ray, Sam Riegel, Travis Willingham e, claro, Matthew Mercer.
Treze nomes. Sim, treze. É quase um reality show de fantasia medieval e para não perder o controle, Mulligan vai dividir a os participantes em três facções:
- Soldados – focados em combate.
- Buscadores – caçadores de segredos.
- Conspiradores – especialistas em política e intriga.

Coragem ou insanidade?
Comandar dois projetos gigantes de D&D ao mesmo tempo? Mulligan disse “sim” sem pensar duas vezes. O homem vai precisar de mais café que o nosso estagiário no fechamento da redação.
Ele adotará o estilo West Marches, famoso por permitir que vários jogadores explorem um mesmo mundo persistente. A ideia é simples: as sessões mudam de grupo, mas as consequências ficam. Ou seja, cada decisão pode impactar toda a campanha. É RPG com cara de MMO, mas com muito improviso e claro role play!
Diga adeus a Exandria. A nova campanha acontece em Aramán, um mundo onde os mortais derrotaram os deuses 70 anos atrás. O resultado? Magia se infiltrando na rotina do dia a dia e possibilidades narrativas infinitas.
Os quatro primeiros episódios vão apresentar os treze personagens em cenas interligadas. Depois, cada grupo seguirá sua própria trama, mas ainda dentro desse mesmo universo conectado.

Perkins e Crawford: a transferência que abalou os reinos
E como se não bastasse, a Critical Role contratou ninguém menos que Jeremy Crawford e Chris Perkins, ex-Wizards of the Coast, com 46 anos de experiência combinada em D&D. Eles agora trabalham na Darrington Press, braço editorial da Critical Role, desenvolvendo novos materiais tanto para Daggerheart quanto para a própria Campanha 4.
Foi quase como ver dois craques trocando de time no auge das suas carreiras e com muita experiência acumulado. Para a Wizards, uma perda dolorosa. Para a Critical Role, um golaço, quase como unir Messi e Cristiano Ronaldo ainda podendo render muito no seu time!

Por que não usar Daggerheart?
Muita gente esperava que a Critical Role usasse apenas seu sistema próprio. Mas, segundo Marisha Ray, a decisão foi prática: usar o sistema que melhor serve à história. Desta forma D&D 2024 com tempero caseiro de Daggerheart será utilizado na campanha, mas tenho certeza que seremos surpreendidos positivamente com algumas novidades.
A campanha estreia em 2 de outubro de 2025, disponível no YouTube e no Twitch da Critical Role. Os episódios VOD chegam na segunda-feira seguinte e o podcast será lançado em duas partes ao longo das semanas.
Se o Critical Role queria surpreender, conseguiu. Um elenco enorme, um novo mundo, dois dos maiores designers de RPG da indústria e Mulligan no comando. Parece insano — e é exatamente por isso somos apaixonados por esse jogo e por essa equipe!
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