“Fanatec entra com pedido de falência, e revela que suas dívidas, são maiores que seu patrimônio.”
A Fanatec, uma das maiores fabricantes de periféricos e simuladores para jogos de corrida, acaba de entrar com um pedido de insolvência na Alemanha. Ao declarar insolvência, a empresa afirma que não consegue pagar suas dívidas, uma vez que elas são maiores que seu patrimônio líquido total.
Uma vez que a empresa declarou publicamente que não conseguirá continuar operando, seu futuro está agora nas mãos da Corsair.
A insolvência, acontece quando uma empresa declara publicamente que não apresenta patrimônio suficiente para arcar com seus compromissos fiscais. Ou seja, suas dívidas se tornaram tão grandes que ela não conseguirá pagá-las. Porém, como a Corsair decidiu comprar a empresa, ela agora precisará arcar com as dívidas da fabricante de volantes e periféricos de corrida.
Como a situação das Fanatec chegou a esse ponto
De acordo com a própria Fanatec, foram 3 fatores que contribuíram para a falência da empresa. Investimentos exagerados na expansão da nova sede, má gestão das ações da empresa e milhões de euros jogados fora em sistemas sem nenhum retorno financeiro.
Tudo depende da Corsair
A empresa tem bastante renome no ramo de periféricos para games de corrida, sendo a produtora oficial dos volantes para Gran Turismo. Por isso, o pedido por insolvência é uma forma da Fanatec conseguir novos investidores para se salvar da falência. Provavelmente, por ser uma referência no ramo, ela deve conseguir escapar dessa situação.
Por outro lado, a situação da Fanatec, pode afastar investimentos da Corsair, o que acabaria com a união das duas empresas. Por enquanto, o futuro da Fanatec é incerto, mas os donos da companhia estão otimistas sobre o futuro da empresa.
Ainda, não há informações do tamanho da dívida da Fanatec. Ao que tudo indica, a Corsair conseguirá “salvar a pátria”. Entretanto, o primeiro de tudo, será conseguir resolver o problema da insolvência.