A GOG, plataforma de distribuição digital de jogos eletrônicos, anunciou uma iniciativa que visa preservar jogos clássicos. A ideia é que esses games antigos possam continuar sendo jogados em máquinas modernas, até mesmo depois de seus desenvolvedores deixarem de dar suporte aos títulos.
Atualmente, há 100 jogos dentro do programa, incluindo obras como Diablo + Hellfire, Heroes of Might and Magic 3: Complete e System Shock 2. A lista completa pode ser conferida no website da GOG.
O programa vem para solucionar um problema muito comum que ocorre ao tentar jogar alguns jogos mais antigos no PC, as diversas incompatibilidades com sistemas modernos que, muitas vezes, impossibilitam os jogadores de terem acesso a estes games.
Aliado a isso, a GOG também é uma boa opção para quem quer evitar decisões arbitrárias de algumas empresas de jogos, que por vezes limitam ou encerram por completo o acesso a determinados títulos.
Foi o caso do primeiro The Crew, que teve os servidores desligados em definitivo pela Ubisoft em março deste ano. A ação gerou grande revolta entre a comunidade gamer e, recentemente, rendeu até ação judicial coletiva contra a empresa.
Para combater isso, a GOG disponibiliza seus jogos livre de DRM, ou seja, os jogadores ficam livres para aproveitar seus games sem a necessidade da utilização de plataformas de terceiros. Assim, é possível jogar offline, instalar o jogo quantas vezes quiser e quando quiser, e também preservar os jogos sem precisar se preocupar em perder o acesso.
A GOG foi fundada em 2008 e é operada por uma empresa subsidiária da CD Projekt RED, uma das maiores desenvolvedoras do mundo atualmente e responsável pelo lançamento de franquias como The Witcher e Cyberpunk 2077.