Intitulado War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2, o documentário de longa-metragem oferece uma visão aprofundada da jornada emocional da GSC Game World, uma desenvolvedora ucraniana de videogames com quase 500 funcionários, enquanto eles enfrentam os desafios de desenvolver a aguardada sequência de seu jogo de tiro em primeira pessoa de 2007, S.T.A.L.K.E.R., em meio à eclosão de uma guerra total na Ucrânia. O que começou como um projeto ambicioso evoluiu para um esforço profundamente pessoal e histórico, forjado nas circunstâncias mais inimagináveis.
Criado em parceria com o Xbox e dirigido por Andrew Stephan, este é um dos filmes de “making-of” mais emocionantes já feitos. Ele conta as histórias verdadeiras de pessoas reais que enfrentam a realidade da guerra à sua porta.
O documentário aborda vários temas, desde a captura da essência de Chernobyl e da Ucrânia, a independência cultural e o desenvolvimento de jogos em um mundo em colapso até a resiliência pessoal e coletiva e a superação da perda.
Durante esse processo, o S.T.A.L.K.E.R. 2 se torna mais do que apenas um jogo, mas uma lente por meio da qual uma nova realidade é vista. Os desenvolvedores lidam com seus papéis duplos de criadores e sobreviventes, transformando seu jogo em um poderoso símbolo de resistência. Quando as bases da existência são abaladas, a arte se torna profundamente importante.
“Este filme não é apenas sobre o desenvolvimento do jogo mais difícil de todos os tempos. Trata-se de resiliência e do espírito humano inabalável diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em uma época de destruição… um ato desafiador de fazer algo significativo em face da adversidade”, diz Andrew Stephan, diretor do filme.
“Falando pessoalmente, S.T.A.L.K.E.R. 2 é o maior e mais complexo videogame da minha vida. Ele foi ambicioso desde o início, mas acabou se tornando um desafio definitivo por si só. É extremamente importante e extremamente pessoal, e é um jogo feito nas circunstâncias mais estressantes possíveis. Isso inclui a pandemia, a realocação, os ataques cibernéticos e, acima de tudo, a guerra que está destruindo nossa pátria.
Eu gostaria que a guerra nunca tivesse acontecido. Gostaria que tudo isso nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu. E somos gratos pela oportunidade de compartilhar tudo isso com o mundo, porque o mundo deve saber. Somos nós. Esta é a nossa história”, diz Mariia Grygorovych, diretora de criação do S.T.A.L.K.E.R. 2.
Apesar do heroísmo da nação, a guerra na Ucrânia continua. A GSC Game World tem apoiado o país de origem de todas as maneiras possíveis. Para aqueles que desejam fazer o mesmo, recomendamos seguir um link para o fundo de caridade oficial do Sr. Volodymyr Zelenskyy, o próprio presidente da Ucrânia.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à Black Company em Games.