O criador de Death Stranding e Metal Gear Solid, Hideo Kojima, acaba de revelar mais uma ideia ousada e ela envolve literalmente sair da Terra. Em uma fala recente no Sydney Film Festival, o desenvolvedor japonês afirmou que deseja ir até a Estação Espacial Internacional para criar um jogo diretamente do espaço.
“Tom Cruise disease”: o desejo de viver no limite
“Quero treinar de verdade, aprender a fazer o acoplamento e ficar na Estação Espacial Internacional por alguns meses”, disse Kojima ao The Guardian. “Não sou cientista, mas acho que poderia desenvolver jogos no espaço. Quero ser o primeiro.”
Segundo ele, não se trata de turismo espacial como o de algumas celebridades bilionárias. “Isso não é estar no espaço”, ironiza. O que ele realmente busca é colocar a própria vida em risco em nome da criação — um sentimento que ele chama de “Tom Cruise disease”, uma referência ao ator conhecido por dispensar dublês e realizar cenas perigosas em seus filmes.
Desenvolver um jogo no espaço? Nunca ninguém fez.
Kojima está com 61 anos, mas isso não parece ser um obstáculo. “Existem muitos astronautas com mais de 60”, afirmou, reforçando que considera a missão viável com o treinamento adequado. Se conseguir, Kojima se tornará o primeiro ser humano a desenvolver um videogame no espaço. Como ele mesmo brincou, talvez a ausência de gravidade alivie as dores nas costas, um incômodo que acompanha o desenvolvedor há anos.
Apesar de liderar um estúdio com mais de 200 desenvolvedores, Kojima recentemente elogiou o trabalho da Sandfall Interactive, criadora de Clair Obscur: Expedition 33, dizendo que sua equipe de apenas 33 pessoas e um cachorro representa “o ideal” de criação para ele.
“Hoje em dia, criar virou uma guerra entre eficiência e escala”, afirmou.

Death Stranding 2 já está entre nós
Enquanto a ida ao espaço não acontece, Hideo Kojima continua fazendo história aqui mesmo na Terra. Seu mais novo jogo, Death Stranding 2: On the Beach, foi lançado recentemente com exclusividade para PlayStation 5. A continuação expande o universo misterioso do primeiro título e traz novas mecânicas, personagens e reviravoltas.
Durante entrevistas de divulgação, Kojima também falou sobre sua obsessão por esconder detalhes de si mesmo no jogo: “Coloco todas essas coisas no jogo. Se eu pedisse para a equipe colocar, fingiriam que não entenderam.”
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