Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

Infinity Nikki o mais novo jogo da franquia Nikki traz o universo dos estilistas para um novo patamar. Desenvolvido pela Papergames, o jogo entrega um mundo aberto que incentiva a exploração mas mantém a proposta de ser cozy, além de possuir um sistema gacha que é justo aos seus jogadores.

A obra parece ser um jogo retirado do imaginário das princesas da Disney. A magia e beleza são os elementos fundamentais e todos eles convergem para a produção e utilização de vestidos lindos. Colecionar vestidos e utilizá-los para a exploração do mundo são os objetivos primários, enquanto isto a história deste ambiente vai sendo revelada e um mundo fantástico é exposto.

Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

Infinity Nikki possui foco nas roupas, elas são as protagonistas no que diz respeito a ditar o rumo do jogo. A figura da estilista enquanto personagem que produz e consegue utilizar as roupas mágicas é fundamental para a construção do mundo e de seus desafios. Os vestidos mágicos liberam diferentes habilidades para a estilista que os veste, estes são os vestidos funcionais. É a partir da habilidade de purificação e flutuação que a exploração do mundo e combate contra a corrupção faz sentido. Assim como as habilidades de cuidar de animais, pescar e coletar insetos existem para dar sentido ao mundo mágico que é utilizado em toda sua extensão a fim de obter novos vestidos. Desta forma a figura da estilista comporta a produção de roupas desde o começo do processo, logo a obtenção de recursos pela própria estilista parece razoável. A estilista além de ser uma figura importante para a manutenção do mundo do jogo ainda precisa de um conhecimento direto de tudo que envolve a produção e utilização da roupagem mágica.

A partir da importância dada aos vestidos e toda a relação das habilidades que estes possuem, Infinity Nikki acaba por expandir os horizontes da franquia para algo muito maior do que foi apresentado pelos jogos anteriores. O mundo aberto dá espaço para contar uma história rica e fantástica, nos dois sentidos da palavra. O universo criado é mágico, bonito e um tanto único. Além da roupagem, há uma relação direta da obra com o conceito de desejos e sonhos dos habitantes deste mundo de magia, pois o Deus que rege o mundo, o Deus dos Desejos, sumiu. Assim a corrupção está tomando conta de tudo, logo cabe a Nikki livrar o mundo da mazela com os vestidos milagrosos, os vestidos das lendas.

Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

A obra trabalha de forma fenomenal a progressão. Há diversos elementos que trabalham em conjunto para garantir a continuidade do jogo e da história, pois para progredir na história e conseguir novos vestidos, diversos outros elementos deverão ser utilizados. A história, conforme avançam os capítulos, obriga o jogador a subir seu nível de estilista, que funciona com o acúmulo de pontos de missões diárias, a progressão da exploração do mundo e o cumprimento de tarefas. Realizar atividades é fundamental para progredir no jogo, qualquer ideia de “rush” na história é simplesmente contornada com uma progressão mais suave e cadenciada, que é obrigatória. O interessante é que esta progressão de certa forma também incentiva o colecionamento dos vestidos, outro elemento fundamental em Infinity Nikki.

Dentro das atividades possíveis de serem realizadas e que influenciam na progressão do mundo, está a clássica disputa de estilo. Esta atividade tão característica da franquia é repaginada para funcionar em Infinity Nikki como parte da progressão de Nikki como uma estilista, vencer os oponentes é mais uma atividade para progredir no curso de estilista, mas não necessariamente a principal. O embate leva em consideração a escolha das peças de roupas com seus atributos e níveis, pois determinados adversários exigem uma combinação de atributos elegante, outros sensual, etc.  Fato é que o elemento chave dos jogos anteriores foi resgatado mas com um importância um pouco menor do que de costume, o que acaba por tornar o jogo ainda mais cozy, pois não há necessidade de grindar para melhorar os vestidos ao máximo.

Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

O mundo aberto no jogo realmente possui uma proposta diferente do que geralmente é visto nos jogos atuais. Todo este universo é criado para ser relaxante, os desafios do ambiente são simplesmente puzzles ou mini jogos, os combates não são desafiadores. O ambiente é criado para ser explorado e fornecer recursos para a criação dos vestidos, ele funciona para dar materialidade a história épica da busca pelos vestidos milagrosos. Explorar por explorar é uma proposta um tanto ousada da Papergames mas funciona pela proposta justa de jogabilidade, monetização e foco no público alvo. A jogabilidade da exploração exige somente o vestido da flutuação e purificação que são os primeiros a serem obtidos, após obter eles praticamente todo o mundo já pode ser explorado, com raras exceções de lugares que precisam dos outros vestidos funcionais. A monetização não impede esta exploração, até porque o foco dela está mais ligado aos colecionáveis.

O gacha é bem justo. Infinity Nikki utilizou o gacha da melhor forma possível, oferecendo itens colecionáveis que não possuem impacto direto na jogabilidade. Os vestidos lendários que estão disponíveis através deste sistema são relativamente fáceis de conseguir, já que é impossível conseguir peças repetidas até completar o conjunto. A jogabilidade não é afetada de nenhuma forma, o ímpeto de usar o sistema de gacha é simplesmente para completar a coleção de vestidos do jogo.

Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador

Concluindo, Infinity Nikki conseguiu fazer um jogo sólido que combina cozy game com mundo aberto e uma temática de vestidos de princesas. Uma fórmula inusitada que funciona pois a jogabilidade é bem modelada a ponto de não obrigar o jogador a um grind, deixando-o explorar o mundo a bel prazer enquanto a história principal ocorre. A proposta de explorar o mundo no seu próprio ritmo sem a necessidade de completar tudo e um gacha justo que não influencia na jogabilidade e possibilita verdadeiramente o jogador a conseguir os melhores vestidos é fenomenal. Infinity Nikki é um gacha cozy que respeita o seu jogador.

Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr