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Manor Lords: o gerenciador de cidade mais próximo do real

Manor Lords, o primeiro título da Slavic Magic, estúdio polônes fundado por Greg Styczeń. O jogo é publicado pela Hooded Horse, publisher especializada em jogos indies táticos e de estratégia. A proposta já conhecida de gerenciamento de cidades ganha novos ares em Manor Lords, não somente em questões gráficas como em jogabilidade.

A obra propõe uma estratégia de gerenciamento de cidades, independente do modo de jogo, o jogador invariavelmente desenvolverá uma cidade ou mesmo uma região, o modo de desenvolvimento proposto pelos desenvolvedores é um tanto peculiar. A peculiaridade envolve um gerenciamento em alto nível da cidade com planejamentos a longo prazo, o que acaba por aumentar a dificuldade, atingir o objetivo final é mais complicado do que parece. Outro elemento importante é o gerenciamento de tropas, que funcionam ao organizar as tropas em determinadas unidades, além de possuir estratégias específicas em tempo real.

Atualmente o jogo conta com 3 opções de jogo, o modo padrão que o jogador deve enfrentar o desenvolvimento de sua cidade ao meio de brigas territoriais e a luta contra grupos de bandidos, neste modo de jogo o objetivo é dominar todos os territórios do mapa, o maior problema deste modo, atualmente, é o acesso antecipado que limita a diplomacia e outros mecanismo de conquista que não sejam a batalha. O modo “relaxado” possui várias características iguais ao modo padrão, porém não há inimigos no mapa e nem bandidos para roubar os recursos do jogador, o objetivo aqui é desenvolver a cidade até o nível de cidade grande. A dificuldade mais difícil possui características parecidas com o modo padrão, porém com todas as variáveis elevadas, logo há mais bandidos, mais fenômenos meteorológicos, resumindo a dificuldade em geral é maior, porém o objetivo e os problemas são os mesmos da dificuldade padrão.

A alma da obra definitivamente é a população da cidade e a relação deles com as diversas estruturas. É a população que dá vida à cidade, diferentemente de outros city managers. Nada funciona sozinho, em todos os lugares são necessários trabalhadores para que as ações necessárias das construções sejam realizadas. Este elemento realista, adiciona uma camada de complexidade no momento do jogador realizar o planejamento da cidade. É preciso pensar nos locais das construções e a distância para as casas dos moradores, assim como é preciso controlar o tamanho da população.

Ainda sobre a população, esta também é responsável pela defesa, qualquer conjunto de armas são distribuídos para as famílias de moradores, eles são o exército do jogador, não há uma divisão de profissões. O mineiro da mina de ferro, caso necessário, pegará em armas para defender o território, assim como o fazendeiro, o mercador, etc. Este nível de realismo proporciona ao jogador experimentar o funcionamento de uma sociedade que trabalha em conjunto e luta pela sobrevivência.

Em relação às construções, estas são variadas, cada uma com sua determinada função. A construção mais importante é a moradia dos habitantes, elas ditam boa parte dos objetivos a curto e longo prazo que o jogador perseguirá. As habitações começam no nível 1 e podem ser evoluídas até o 3, nelas são possíveis realizar melhorias que são essenciais para a conquista do jogo, como por exemplo todas as armas e armaduras só podem ser produzidas nas casas especializada na produção deste recurso, assim como somente nas habitações especializadas em bebida que é possível transformar malte em cerveja. Além disso, as casas que possuem um quintal de plantação de cenoura ou uma criação de galinhas oferecem um modelo alternativo de obtenção de alimento. Fato é que em alguns momentos o jogador pode ficar perdido em relação a como fazer determinado item e a resposta está na casa dos moradores, elas são essenciais.

As construções são responsáveis pela evolução da cidade e progressão do jogo, é necessário madeira, pedra, argila, ferro para que a progressão ocorra. Além das construções de recursos primários, há as construções que estão ligadas diretamente à sobrevivência da civilização, estas são as construções relacionadas a obtenção de comida e de combustível. O falir mais simples no jogo é ficar sem combustível no inverno para alimentar as habitações e construções, ou ficar sem comida para a população. Por este motivo as construções que envolvem estes elementos estão entre as mais importantes. Além destas, estão as construções necessárias para satisfazer a população, a mecânica de nível de aprovação que influencia na quantidade de moradores que desejam mudar para o assentamento está diretamente ligada com a satisfação dos desejos da população. Os desejos aumentam conforme os níveis de habitação aumentam, logo as necessidades evoluem da presença de comida e energia, o básico para uma casa de nível 1, até a exigência de construção da igreja, taverna, além das variações de alimento e vestimenta no mercado local.

Um elemento importante em Manor Lords é a relação de realismo, o jogo é uma corrida contra o tempo, os recursos são limitados, assim como o espaço. Logo, é necessário pensar corretamente na distribuição da população e das construções para realizar uma dinâmica que seja eficiente. As minas são esgotadas ao longo do tempo, as árvores são cortadas e demoram demais para crescerem de volta e caso o desmatamento seja excessivo as árvores frutíferas usadas para comida podem desaparecer  assim como a vida selvagem pode mudar de lugar. Estes elementos aumentam o nível estratégico por que o sistema é fechado e escasso, tudo eventualmente se esgota e será necessário uma nova alternativa para lidar com os problemas.

No que diz respeito ao mercado no jogo este é de extrema importância, tanto o interno quanto o externo. O mercado interno funciona para atender as necessidades da população, atender as necessidades é importante pois é através da evolução das habitações que o nível da cidade muda, assim liberando novos perks para serem utilizados. O mercado externo também é essencial, pois todo pedaço da terra do jogo possui falhas, talvez um determinado ambiente não seja ideal para plantio de certo tipo de plantação que é essencial para a progressão do jogo, assim criar uma rota comercial e realizar importações é o único caminho para continuar a evolução da cidade. Esta abordagem é complicada, pois invariavelmente o jogador dependerá do mercado e sem os perks que envolvem o comércio exterior é quase inviável fazer negócios.

A evolução da cidade entre os diferentes tamanhos liberam os perks, infelizmente o acesso antecipado oferece poucas opções de melhoria, a situação é ainda pior com os decretos possuindo somente dois destes. Como dito anteriormente, pela falta de variabilidade somado à dificuldade do jogo, é reduzido a variedade de opções para vencer a partida, é necessário utilizar estratégias sólidas, o problema é que há pouca delas. Assim, poucas estratégias são realçadas e o caminho para a vitória torna-se “pré-determinado”, é complicado fugir de certas melhorias da cidade. Um exemplo é que provavelmente todo jogador terá dificuldade com comida, esta geralmente é escassa e a situação no inverno só piora tudo. Neste momento, provavelmente será necessário importar o alimento pelo mercado, obviamente isto custa recursos do território e como o inverno tem a duração de 3 meses a tarefa não é nem um pouco simples. A situação exige os dois perks relacionados ao mercado, o primeiro delimita o valor de 25 recursos para criar qualquer rota comercial, o segundo diminui o valor das importações em 10 moedas. É praticamente impossível concluir alguma partida sem utilizar ambas melhorias, elas são essenciais, o problema que isto causa é, como já dito, uma excessiva delimitação de como vencer uma partida.

Esteticamente a obra é incrível, o realismo empregado é surreal e ele fica mais evidente com uma das melhores mecânicas já feitas neste tipo de obra: a visão em terceira pessoa da vila enquanto governador andando pela rua. É possível entrar no personagem do governador e andar pela cidade vendo os cidadãos trabalharem em seus locais de trabalho e casas, isto é realmente fantástico.

Concluindo, Manor Lords é uma obra promissora que está em um caminho interessante para se tornar uma singularidade no gênero que ela propõe abordar. Há muitas mecânicas incríveis que tornam tudo muito realista e que colocam o jogador em uma experiência realmente diferenciada. Porém, há problemas, o acesso antecipado é mais agravante por que atinge justamente a variabilidade, este elemento é fundamental em um jogo de estratégia, afinal tem que ser possível ganhar de diferentes formas. Infelizmente a limitação impostas pela não conclusão de alguns elementos torna o percurso do jogador limitado, a limitação é tanta que há alguns marcos que têm de ser seguidos para conquistar a vitória. Obviamente este problema pode e deve ser solucionado quando a obra estiver pronta. O que resta aos jogadores é o questionamento: o quanto mais próximo do real Manor Lords poderá ser?.

Manor Lords é desenvolvido pela Slavic Magic, para saber onde está disponível o jogo ou comprar produtos da obra basta acessar o site deles clicando aqui. Para ficar por dentro de notícias do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.

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