Mexico, 1921. A Deep Slumber. é o jogo mais novo da Mácula Interactive, um estúdio de desenvolvimento de jogos mexicano. O estúdio que demonstra preferências por produzir obras históricas, apresenta o seu mais novo jogo sobre os movimentos políticos no governo de Álvaro Obregón, o general que foi presidente entre 1920 e 1924 no México.
A obra propõe uma narrativa investigativa com uma estética semelhante aos jogos de PS1. O jogador assume o papel de Juan Aguirre, um jovem que recentemente foi promovido a jornalista no jornal “Unilateral”. O início do jogo começa pelo fim, Juan está preso e sendo interrogado pelo delegado. A história para alcançar este desfecho conta com uma narrativa exploratória, onde o jogador é posto em diferentes cenários e deve explorá-lo a fim de coletar pistas para descobrir as artimanhas que envolvem a política mexicana. As mecânicas que personalizam o trabalho do jornalista são: a habilidade de escutar conversas privadas com o Nosey Mode e uma camêra fotográfica para registrar momentos e situações importantes.
A história da obra desenvolve as conspirações políticas do governo de Álvaro Obregón junto a história de vida de Juan Aguirre. O jovem jornalista assume o cargo do antigo jornalista que acaba de ser demitido, ao continuar o trabalho do ex-funcionário diversas tramas políticas vão sendo reveladas. Um grupo de jornalistas livres dão as caras e formam a “Contracorrente”, um jornal independente. Neste imbróglio, há disputas que envolvem traições políticas de pessoas dentro do governo como secretários de estado, assim como de chefes de organizações proletárias. Também é apresentado os grupos comunistas, os jornais corrompidos que defendem determinado lado político e toda a relação tensa do México com os EUA. O petróleo e a disputa pelo poder aparecem como principal motivador dos movimentos políticos.
Algumas figuras históricas são apresentadas, as cicatrizes da antiga revolução que levou Obregón ao poder ainda estão lá. Militantes foram abandonados e sem nenhum momento para respirar outra revolução está sendo implantada. O governo caindo aos pedaços traz a oportunidade de grandes traições, está na mão de Aguirre descobrir toda a conspiração é mostrar ao povo o que realmente está acontecendo nas entranhas do México.
Apesar de não ser uma história que utilize somente personagens reais, como os jornalistas, Mexico, 1921. pretende apresentar um dos momentos mais conturbados da política mexicana com diversos golpes de estados e traições políticas dentro e fora do partido. Concorrente a isto, há a vida de Juan Aguirre que é arremessado dentro deste turbilhão e decide lutar pelo o que é certo: a verdade, mesmo que isto custe sua vida. A luta é feita na sujeira, assim como se encontra a política do pais, por isso invariavelmente sacrifícios precisam ser feitos, seja de amigos ou de amores.
A figura do jornalista é apresentada dentro de um contexto dos anos 20. As ferramentas que um jornalista mal letrado tem disponíveis são poucas, o que Juan pode confiar é em sua capacidade de ouvir e encontrar os furos de notícia, por isso é inserido o elemento da audição para ouvir as conversas. Além disso, há a câmera que é uma companhia indispensável de um jornalista para tirar fotos dos grupos políticos rivais reunidos ou pichações de protesto contra certo grupo político.
Outro elemento implementado que envolve a política é a figura dos artistas. Sem deixá-los de lado, os desenvolvedores adicionam escritores e pintores como figuras importantes que movem as massas a pensar e refletir sobre sua condição de vida. Mas o que mais impressiona é o duro impacto deste movimento ser praticamente ineficaz, a corja política não é afetada pela opinião pública, o jogo político vai além disso. A realidade suja de um México dominado por oligarcas e militares impressiona.
Cada cenário no jogo possui várias pistas para serem coletadas e ao possuir todas parte da história é revelada. As pistas se dividem entre as pistas principais e os colecionáveis para registro. O Nosey Mode é fundamental para escanear o ambiente e descobrir os objetos que são passíveis de interação. Após a exploração devida e coleta de informações o cenário é concluído e os plots vão sendo revelados.
Esteticamente a obra conta com gráfico 3D retro, lembrando bastante diversos jogos de PS1. O cenário é ambientado na cultura mexicana e busca se colocar o mais próximo possível dos anos 20. Apesar da aparência antiga não falta detalhamento nos ambientes, todos os espaços são recheados de detalhes que tornam o espaço natural e bonito. A trilha sonora também não deixa a desejar, músicas típicas que refletem o momento histórico são as mais comuns de serem ouvidas.
Concluindo, Mexico, 1921. A Deep Slumber. é um jogo que tende ao gênero documentário, não que isto seja ruim, na verdade é incrível. A obra consegue inserir o jogador em um contexto político confuso e sujo. Desvendar os mistérios deste período enquanto se aprofunda na personalidade de Juan Aguirre é demais. A ficção deixa a estruturação deste momento mais épico e eleva os acontecimentos com plots surpreendentes. É praticamente impossível acabar a obra e não se interessar em procurar um pouco mais sobre este período histórico mexicano. Por fim, Aguirre enquanto um jornalista é, acima de tudo, uma figura ímpar, o personagem capta a ideia da profissão e a leva ao último fim. Mexico, 1921. A Deep Slumber. é uma obra que todos que se interessam por história e jornalismo deveriam jogar.
Mexico, 1921. A Deep Slumber. será lançado 13 de setembro, para ficar por dentro de todas as atualizações acesse o site oficial da Mácula Interactive. Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à Black Company em Games.