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MMORPG: História e Significado

Nada mais justo do que destrinchar um pouco de onde vem o gênero de games chamado MMORPG e quais os rumos tomados até hoje. A História e seu significado estão sempre presentes quando se fala de RPG, construção de personagem, cenário de fantasia e, não seria diferente nos MMORPG. 

O que é MMORPG

A sigla significa Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis Online Multijogador Massivo). Os jogos em si são parecidos com RPG de mesa, como Dungeons & Dragons, que os protagonistas de Stranger Things jogam durante a série, porém aqui, o jogador irá jogar junto de uma população online. 

STRANGER THINGS. 2022

São geralmente ambientados em um mundo épico de fantasia. Criando um personagem e experimentando a narrativa que o jogo proporciona, contando com as mecânicas já pré-estabelecidas, regras e leitura. Existe uma curva de aprendizado, mas nada que com tempo não seja superado.

O gênero funciona como uma segunda vida, onde você escolhe algumas coisas antes de “nascer” e tem a oportunidade de se entreter, evoluir, socializar com muitas pessoas e participar de combates épicos. A grande diferença com outros jogos é que dentro dos MMORPG não possui um fim definido, você pode terminar a história, mas há sempre o que fazer.

Second Life: Um MMRPG social, onde você pode literalmente jogar uma segunda vida cotidiana.

A origem do MMORPG

O gênero não surgiu rapidamente, pois foi construído por décadas e muitas pessoas e desenvolvedoras inovaram para chegar no que entendemos hoje como MMORPG, mas tudo teve um início na década de 70.

Um dos primeiros jogos que trouxeram elementos narrativos e um cenário com mecânicas mais parecidas com as atuais eram os games chamados MUD (1978). Eles se baseavam em escrita, onde o jogador recebi mensagens descrevendo o cenário ao redor do personagem, então o jogador escrever o que iria fazer, se baseados nas tematicas de RPG de Mesa.

Não esqueçam dos nossos ancestrais

Com a evolução da tecnologia, PCs melhores, surge o nascimento de Meridian 59 (1996) uma relíquia perdida no tempo. Não era muito diferente do que temos hoje no mercado, em essência era um mundo medieval, clássico, com um formato em 3D onde o jogador andava pelo mapa, abria portas e explorava calabouços. 

Meridian 59

A evolução merecida e o nascimento do MMORPG

Tibia (1997) e Ultima Online (1997) aparecem trazendo ao mundo dos jogos mais complexidade. Um mundo vasto, com mecânicas modernas e inovadoras, elementos clássicos de RPG e batalhas épicas. Trazendo o aporte necessário para a criação do MMORPG conhecido hoje, com milhares de pessoas jogando em eventos massivos.

Ao passar dos anos muitas obras se inspiraram em Ultima Online e Tíbia como, por exemplo, MU Online (2001) e Ragnarok (2002), que trouxeram além de belos gráficos e outros estilos para o MMORPG, deram um toque próprio, atraindo novos fãs para o mundo dos MMORPG.

Ragnarok online

O Colosso do MMORPG

Muitos jogos importantes apareceram nos anos 2000, mas o destaque será para o gigante, World of Warcraft, criado em novembro de 2004, o game trouxe consigo uma forma nova de fazer MMORPG, ainda por cima com gráficos já adorados pelos fãs, mecânicas distintas, um combate inovador e com sistema de progressão de personagem arrojado. Com mais de 20 anos no mercado, o título consolida sua história no mercado, com atualizações até hoje. 

A atual geração de MMORPG

Avançando alguns anos e chegando a nova geração do gênero, temos muitas obras interessantes no mundo dos games, construindo uma demanda para todos os fãs. 

O estilo sempre esteve se reinventando, algumas empresas foram para o caminho que os fãs já pediam há algum tempo, com a narrativa sendo um pouco deixada de lado, os combates Player VS Player (PVP) tomaram fogo em alguns títulos, como o atual Black Desert (2013), mas também tivemos jogos com uma narrativa complexa e envolvente como, Guild Wars 2 (2012) e Elder Scroll Online (2014) que trouxe toda a sua história e mecânica já aclamada pelos fãs para um novo gênero para a empresa, o MMORPG.

World of Warcraft

Para além de toda a história dos MMORPG a própria indústria de jogos digitais, criou uma ramificação, quase que uma indústria à parte, empresas totalmente dedicadas a fazer um MMORPG, algo que demanda tempo, dedicação e uma equipe incrivelmente grande. 

Em 2025 houve um almento significativo de títulos do gênero sendo lançados a todo o momento, e sendo cancelados com a mesma velocidade, jogos que sucumbiram em um ano de lançamento e jogos que ainda seguem tentando se consolidar no mercado. 

O futuro dos MMORPG traz para os fãs do gênero uma incerteza sobre os lançamentos de 2026. Para continuar acompanhando novidades, mais informaões estão disponiveis na página principal da Black Company.

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