Entrar para a história, quebrando recordes mundiais é primariamente relacionado aos esportes tradicionais. Principalmente, por causa dos Jogos Olímpicos. Entretanto, no mundo dos games também existem recordes mundiais constantemente quebrados. A grande maioria dos recordes, em games, acontecem em speedruns e esse foi o caso do recorde mundial da Nayume.
Antes de explicar o feito realizado pela brasileira, precisamos explicar o que é uma speedrun. Um dos grandes fatores de replay em diversos jogos (principalmente os de plataforma 2D) é você conseguir concluí-los em tempos menores do qual você termina o jogo pela primeira vez.
A grande maioria das speedruns, consiste em quanto tempo você “zera” um jogo no menor tempo possível. Abusando, ou não, de glitches, erros e mecânicas de um determinado game. Há outros modelos, na qual consiste que você cumpra uma missão em um determinado jogo. Um exemplo atual, é a categoria em Mario Kart 8 Deluxe – na qual você faz uma run para ver em quanto tempo você consegue se acertar com um casco azul. O casco azul acerta o primeiro colocado e, por questões de balanceamento, só aparece na item box de quem está nas últimas colocações. Você precisa soltar o casco e ultrapassar todos os adversários para então conseguir se acertar. Escolham-se a categoria 50cc, pois é mais fácil de ultrapassar os adversários.
Se tratando de abusar dos glitches e erros que manipulam a memória do jogo, uma das runs mais famosas é de 0 saídas de Super Mario World. Através de diversas manipulações, feitas in game, a run consiste em levar o jogador a tela de créditos sem a necessidade de derrotar o Bowser. O detentor do recorde mundial é o brasileiro FURiOUS com 41 segundos e 22 milissegundos. Ele conseguiu o feito em 2020 e perdura até hoje.
Nayume e o Recorde Mundial
Após essa breve explicação sobre o que é uma speedrun, vamos explicar quem é a Nayume e o seu feito. Ela é uma streamer e speedrunner com lives voltadas para os jogos da trilogia country do Donkey Kong. A Rare fez uma trilogia com jogos considerados excelentes para Super Nintendo (SNES) – que são aclamados até hoje. Contudo, o jogo Donkey Kong Country 2 é o mais aclamados entre os três – seguido do primeiro título.
Portanto, Nayume escolheu esse jogo para fazer sua speedrun na categoria any%. Na categoria any% você não precisa coletar todos os “tesouros” que o jogo possui, pois a porcentagem não importa. Portanto, é uma das categorias em que se mais vê uso de glitches para passar de fase. Contudo, há fases em que a mecânica se faz valer, sendo necessário apertar um botão no momento exato para não perder um milissegundo sequer. Confira abaixo, a run que lhe concedeu o WR.
Em diversos momentos da run, parece que ela não conseguirá bater o tempo. Entretanto, Nayume conseguiu concluir o jogo em 51 minutos e 11 segundos, conseguindo assim o recorde mundial na categoria Any% BARRALAX VC (que é uma categoria para quem joga no Nintendo Switch). Para acompanhar mais o trabalho da Nayume, acesse aqui.
Nenhuma matéria relacionada.