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NEODUEL: Backpack Monsters

NEODUEL: Backpack Monsters: boas ideias e propostas que acabam por simples demais

NEODUEL: Backpack Monsters é o mais novo jogo da DiceHit Games, um estúdio turco de desenvolvimento de jogos situado em Istambul. O jogo apresenta um auto-battler de monstros, onde a estratégia é o elemento central. O objetivo principal é vencer batalhas e alcançar o maior ranque possível.

A obra propõe um auto-battler estratégico em um tabuleiro estilo Tetris. O jogador deve organizar as criaturas no campo quadriculado, conectando seus vínculos para obter os bônus necessários e formar uma build. A partida consiste em gerenciar o tabuleiro e conquistar 15 vitórias contra oponentes, tendo apenas 5 vidas. À medida que as partidas são vencidas, o jogador recebe pontos em seu ranque geral, que é comparado com os de outros jogadores.

NEODUEL: Backpack Monsters apresenta um problema ao inserir o jogador direto no jogo sem nenhuma explicação ou tutorial. Há um susto de imediato com a complexidade aparente do jogo. Conforme o tempo passa é possível se ambientar com a jogabilidade e entender o funcionamento dos monstrinhos e dos diferentes atributos que o jogo disponibiliza como os stacks de queimadura, trovão, recursos, etc. Outro problema ainda neste quesito é a combinação dos monstros, combinar as gemas com os monstros é um tanto óbvio, porém a combinação para formar um dragão, o “doge coin”, as evoluções da personagem sem braço, etc, não são fáceis de serem compreendidas, não é intuitivo.

O jogo consegue engajar o jogador nas primeiras horas. A exploração dos monstros, entender os atributos e decifrar o funcionamento do combate funciona para os jogadores que gostam de estratégia, porém são uma barreira relativamente alta para os que não estão acostumados. Este ímpeto de exploração das mecânicas e a curva de aprendizagem recebem um baque considerável após a primeira vitória, isto ocorre por algo básico: a falta de progressão. Receber mais pontos de ranque não faz praticamente nenhuma diferença, o comparativo entre os jogadores é tosco, há apenas números que demonstram que obteve melhores resultados, lembrando ainda que mesmo sem vencer as 15 partidas é possível obter pontos. Se dedicar e aprender mais sobre o jogo não disponibiliza novos monstros, não abre caminhos para novas estratégias, não há nenhuma alteração significativa. Desta forma, é fácil de se enjoar do jogo com pouco tempo de apreciação.

Esteticamente a obra é bonitinha, o design dos monstros são legais, principalmente dos lendários. As cores são vibrantes e inserem o jogador em uma perspectiva de um combate tecnológico futurista. Os efeitos sonoros dos ataques atingindo são prazerosos, apesar de bugarem de vez em quando.

Concluindo, NEODUEL: Backpack Monsters é um jogo ok, que tem problemas consideráveis de falta de polimento. A obra realmente não parece acabada, o principal está presente e é relativamente bom. Ainda é preciso de um tutorial decente para apresentar todas as mecânicas aos jogadores, além de alguma forma mais complexa de progressão. Comparar números de pontuação é algo datado e que não engaja ninguém a continuar consumindo a obra.

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