Astro Bot, o ganhador do GOTY de 2024, foi um dos grandes sucessos devido, entre outros fatores, a nostalgia que o jogo trouxe ao lembrar grandes sucessos do PlayStation. Devido ao sucesso do jogo, diversos consumidores de longa data reacenderam a vontade de jogar diversos clássicos, mas não com a ideia de um remake ou remaster. O pedido é por novos jogos, continuações dos aclamados títulos, e jogos históricos não faltam para o PlayStation.
Com o assunto em alta, o Co-CEO da PlayStation, Herman Hulst, foi questionado em relação a isso durante uma entrevista no portal japonês Famitsu. A pergunta foi sobre a possibilidade de os jogos clássicos retornarem em forma de franquia com novos jogos, a resposta do Hulst foi que a ideia não é descartada pela empresa.
“As inúmeras propriedades de PI (Propriedades Intelectuais) que possuímos são ativos importantes para a PlayStation e, como parte de nossos esforços para fortalecer nosso portfólio, estamos continuamente buscando oportunidades para alavancar IPs anteriores, bem como desenvolver novas franquias”, disse Hulst.
Além disso o Co-CEO disse que a busca da PlayStation é por excelência, logo é ideal trabalhar com os melhores desenvolvedores, sejam estes da PlayStation ou não. Em seguida fez um agradecimento especial para os estúdios externos que foram responsáveis por muitos “sucessos até agora”.
O modelo de alavancar jogos antigos e transformá-los em franquia parece ser algo que será um ponto crucial no futuro para os estúdios. Pois, através disto é possível aproveitar as antigas IPs, ao mesmo tempo agradar os antigos consumidores e propor algo novo para os novos. A SEGA já embalou neste modelo com a continuação de vários títulos anteriores, jogos como: Golden Axe, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Streets of Rage e outros ganharão continuação nos próximos anos.
Ainda não é certo se a PlayStation trará de volta os títulos consagrados do passado de volta a vida com continuações ou não. Mas apenas saber que as portas para esses jogos não estão completamente fechadas, já é um alento e tanto para os fãs boomers (no bom sentido da palavra) da empresa.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.
Leia Também:
- Checkpoint: Astro Bot como GOTY não salva o ano desastroso da PlayStation
- 2XKO: trailer da jogabilidade de Jinx revelado, uma zoner insuportável está a caminho
- Free Fire x Blue Lock, colaboração inédita a caminho
- Arena Breakout: temporada de aniversário do 1º ano, “Caminho do Ouro”, já está disponível para Android e iOS