A Polônia está em grande crescimento no mercado de jogos, abrigando várias empresas de grande porte e relevância mundial. O que impressiona e gera dúvidas é como esse país, até pouco tempo irrelevante no setor, conseguiu angariar uma posição de destaque nesse mercado extremamente competitivo.
O questionamento é recorrente na cabeça dos gamers que se interessam no movimento do mercado de jogos. Recentemente, a Microsoft fechou dois estúdios que estavam sob sua tutela. O primeiro foi a Arkane Austin, responsável pelo desastroso Red Fall. O segundo, uma supresa para todos, foi o estúdio japonês Tango Gameworks, responsável por grandes sucessos como The Evil Within 1 e 2, Ghostwire Tokyo e, mais recentemente, Hi-fi Rush, um dos grandes sucessos da Xbox há 2 anos atrás. Surpeendentemente, uma semana após o fechamento dos dois estúdios, a Microsft Activision anunciou a abertura de um estúdio na Polônia chamado de “Elsewhere Entertainment“.
A abertura do estúdio pressupõe um grande mercado em ascenção, juntamente com uma grande quantidade de profissionais qualificados à disposição. A Microsoft Activision declarou que o objetivo da abertura do estúdio é a criação de um jogo AAA. A fim de entender este movimento de mercado, foi necessária uma extensa pesquisa. A seguir, apresentamos as maiores empresas polonesas no ramo e os dados do mercado polonês de desenvolvimento de jogos.
Grandes Empresas do Setor
Uma forma de perceber a relevância do mercado polonês é conhecendo suas empresas e jogos. A primeira empresa, e provavelmente mais conhecida é a CD Project Red, responsável pela série The Witcher e Cyberpunk 2077. A empresa, sitiada em Vársóvia, foi fundada em 1 de janeiro de 2022, possui entre 501 a 1000 funcionário e desenvolveu 10, publicando 11 jogos.
Outra grande empresa é a Techland, desenvolvedora de Call of Juarez e Dying Light. Sediada em Wroclaw e fundada em 1991, a Techland possui entre 201 a 500 funcionários, desenvolveu 22 jogos e publicou 16.
Também destaca-se a 11 Bit Studios, desenvolvedora de This War of Mine e Forstpunk. Sediada em Vársóvia e fundada em 2009, a empresa publicou 19 jogos e desenvolveu 13.
A Bloober Team, conhecida por jogos de terror como Layers of Fear, Observer, Blair Witch e The Medium, está sediada em Cracóvia e foi fundada em 10 de junho de 2008. Atualmente, possui 16 jogos desenvolvidos e 13 publicados.
Por fim, a People Can Fly, responsável por Outriders e participante ativa na produção de jogos da Epic Games como Fortnite e Dauntless. Sediada em Varsóvia e fundada em 1 de fevereiro de 2002, a empresa desenvolveu 22 jogos e publicou 10.
Vale ressaltar que ainda há muitas empresas relevantes no cenário polonês, por questões de breviedade somente estas cinco foram selecionadas para uma apresentação mais detalhada.
O Mercado Polonês de Desenvolvimento de Jogos
O crescimento do mercado polonês é impressionante, devido a vários fatores como políticas públicas de apoio governamental, aumento substancial de investimentos na área e suporte massivo do mercado nacional para o desenvolvimento de talentos.
Para averiguar o crescimento é cabível analisar o relatório anual da Agência Polonesa para Desenvolvimento de Empresas. Neste documento é possível observar vários fatores que argumentam sobre o posição atual da Polônia no mercado mundial de jogos.
O primeiro gráfico mostra o tamanho da indústria de jogos baseado na quantidade de profissionais trabalhando na área. Nos últimos três anos a Polônia teve um crescimento médio de 16 a 24% no número de funcionários, estando apenas a atrás da França e Inglaterra. Lembrando que a França possui estúdios importantíssimos no cenário mundial de jogos como a Ubisoft, Arkane e Asobo.
O aumento no número de trabalhadores na área, ocrreu o aumento do número médio de funcionários em cada time de desenvolvimento. Assim, projetos de diferentes empresas passaram a possuir um grupo maior dedicado a seu desenvolvimento. Atualmente a média de tamanho dos times de desenvolvimento da Polônia é maior que Alemanha, Reino Unido, Suécia, Romênia e Finlândia.
Com o aumento de funcionários no ramo e consequetemente o aumento de tamanho dos times os estúdios poloneses, houve o aumento da presença no mercado dos jogos poloneses. A consequência direta é o feito de angariar a segunda posição como “país de origem dos jogos na lista de desejos da steam“. Isto significa que entre todos os jogos adicionados a lista de desejos dos usuários da steam o segundo maior número são jogos de estúdios poloneses.
Apoio recebido pelos estúdios poloneses
Um dos fatores que auxilia neste crescimento exponencial é apoio de instituições para o mercado nacional e regional. O mercado nacional recebe o apoio da Indie Games Poland Foundation, uma fundação que busca fornecer apoio estratégico para as empresas indies. Este apoio ocorre na forma de know-how, networking e alguns tipos de treinamentos para os profissionais da área. Ainda há o evento Digital Dragons, que está inserido no ecosistema de Krakow Technology Park(Krakow é uma região da polônia que possui alto investimento na indútria local). Digital Dragons reune os principais estúdios nacionais para um comunidade onde todos podem contar com apoio, independentemente do estágio de sua jornada no mundo dos desenvolvedores de jogos.
No cenário regional há a presença de eventos importantes para a indústria como o Poznan Game Arena(PGA), o maior evento do leste europeu de jogos eletrônicos. Neste evento ocorre a Game Industry Conference(GIC) que é vista como a conferência da indústria de games polonesa, o ambiente construído é propício para os desenvolvedores de jogos do leste europeu testarem hardware e mostarem seus jogos para a comunidade.
Investimento e benesses da categoria
Obviamente que somente o apoio estratégico e informacional não seria suficiente para fomentar este mercado que exige recursos financeiros em demasiado. Logo, os resultados relevantes de alguns estúdios no começo do século XXI levou o governo polônes a investir no setor. A partir deste momento há um grande investimento em educação com a criação de universidades e cursos para os profissionais da área. As universidades polonesas de desenvolvimento de jogos estão intrisícamente ligadas ao mercado, já que ela o alimenta com mão de obra qualificada. Atualmente a Polônia possui 52 universidades com 62 cursos na área, 29 destas são universidade privadas que oferecem 33 cursos e as outras 23 são públicas que oferecem 32 cursos. A divisão dos cursos é a seguinte: 26 são de programação, 23 de arte, 10 de game design, 4 de estudos ludógicos e 1 de design de áudio para jogos.
Além da criação de universidades há alguns mecanismos de arrecadação de recursos para as empresas como o Krakow Technology Park para as empresas na região de Cracóvia. Outro movimento relevante neste sentido são as Zonas de Investimento Polonesas, um programa do governo de isenção de taxas para empresas que financiarem projetos de mineração no pais. Recentemente estes dois mecanismos foram autorizados a aceitar as empresas de desenvolvimento de jogos em sua estrutura de investimento e benesses. Esses e outros mecanismos são fatores que ajudam a Polônia a desenvolver seu mercado interno de forma consolidada.
Conclusão do caso Polônia
A conclusão é que o patamar atual de desenvolvimento da Polônia no mercado de jogos resulta de uma combinação de fatores que funcionam em conjunto para angariar o mercado como um todo. Um dos principais fatores é o econômico, pois, empresas de desenvolvimento de jogos polonesas possuem acesso a crédito e diminuição de impostos relevantes para uma competição internacional acirrada. Outro fator relevante é o apoio da comunidade de profissionais com a organização de eventos e instuições de apoio para os trabalhadores. Por último e provavelmente o mais importante é o amor desta população por jogos que criou um ambiente fértil para a proliferação dester novo mercado que agora é um marco do pais internacionalmente.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.
Nenhuma matéria relacionada.
Uma resposta
A cada dia o escritor de The Witcher se contorce mais