O desastre anunciado realmente se concretizou. Concord, o novo hero shooter da Firewalk Studios, foi um fracasso absoluto em seu lançamento. Disponível desde a última quinta-feira (23/08), o jogo ainda não conseguiu atingir a marca de 700 jogadores simultâneos na Steam.
Anunciado durante a Summer Game Fest deste ano, Concord foi recebido com desconfiança pela comunidade. O anúncio foi praticamente simultâneo ao de Marvel Rivals, outro hero shooter que será um concorrente direto. O fracasso já era esperado desde o último open beta, que contou com pouquíssimos jogadores, além do preço elevado de R$ 199,50, que não ajudou na popularização do jogo.
O jogo é fruto de uma parceria entre a Sony e a Firewalk Studios. A expectativa era de que o fim de semana trouxesse uma quantidade maior de jogadores, considerando que mais pessoas teriam tempo para jogar. No entanto, isso não ocorreu. A queda no número de jogadores foi acentuada, com o sábado registrando um pico de 607 jogadores e no domingo caindo para 420.
Os números de jogadores no PlayStation ainda não foram divulgados, mas não parecem ser suficientes para deixar as empresas responsáveis satisfeitas com o desempenho do jogo.
Outro fator que pode ter prejudicado a atração de público, além do preço, é a janela de lançamento. Concord foi lançado na mesma semana que Black Myth Wukong, um jogo que quebrou dezenas de recordes de jogadores simultâneos, e ainda pior, na semana seguinte de seu lançamento ocorrerá o lançamento de Star Wars Outlaws. Em outras palavras, a decisão foi lançar o jogo entre dois títulos que provavelmente concorrerão ao prêmio de Game of the Year (Jogo do Ano).
As duas primeiras temporadas do jogo foram divulgadas para outubro e janeiro, mas a dúvida é se haverá motivos para isso até lá. É difícil imaginar que um jogo com esse valor, competindo com Overwatch 2, que é gratuito, consiga se reestruturar e atrair mais jogadores.
Acesse o site da Firewalk Studios para saber mais sore Concord. Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.