Hideo Kojima, criador de Metal Gear e Death Stranding, revelou que seu novo projeto com a PlayStation, Physint, ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. O título marca seu retorno ao gênero de espionagem e ação, mas ainda pode levar anos para ser concluído.
Kojima entre Death Stranding 2, OD e Physint
Após o lançamento aclamado de Death Stranding 2: On the Beach, a Kojima Productions segue envolvida em múltiplos projetos. Além de OD, jogo de terror produzido com a Xbox Game Studios, Kojima trabalha em Physint, um retorno às suas raízes no gênero de espionagem.
Em entrevista ao Indiewire, ele afirmou que Physint está atualmente na fase conceitual, um estágio inicial onde ideias e mecânicas ainda estão sendo moldadas. Segundo o diretor, o processo pode levar cinco a seis anos até o lançamento final.
Rotina intensa e “incompletude” de Death Stranding 2
Apesar de Death Stranding 2 já estar disponível, Kojima revelou que ainda acompanha de perto o desempenho do jogo. Ele monitora dados dos jogadores, como rotas, armas usadas e pequenos bugs que podem ser corrigidos.
Além disso, sua agenda inclui entrevistas diárias, sessões de fotos e promoções, o que, segundo ele, faz com que nem sinta que realmente concluiu o jogo.

Obstáculos e expectativas para Physint
O desenvolvimento de Physint enfrentou atrasos no ano passado devido à greve da SAG-AFTRA, que afetou a indústria de games e cinema. Agora, com a situação resolvida, a expectativa é de que mais novidades surjam nos próximos meses, embora a produção em si ainda esteja distante.
Kojima também comentou que provavelmente veremos mais de OD antes de qualquer novidade concreta sobre Physint.
A conexão com Metal Gear e a abordagem cinematográfica
Mesmo conhecido por criar a influente série Metal Gear, Kojima afirmou que não jogará o remake Metal Gear Solid Delta: Snake Eater quando for lançado. Ele também falou sobre a polêmica de jogadores pularem cutscenes, explicando que, por isso, encurtou algumas cenas em Death Stranding 2 para incentivar que fossem assistidas até o fim.
Com Physint ainda nos estágios iniciais, os fãs terão que esperar pacientemente para ver o que Kojima está preparando. Se seguir o padrão de suas obras anteriores, podemos esperar um jogo denso, cinematográfico e com a assinatura criativa única do diretor.