A franquia Pokémon talvez seja uma das mais queridas, e ao mesmo tempo odiadas, do mundo dos games. Mas é inegável que seu sucesso dentro e fora dos games é um absurdo. Porém os fãs da franquia de jogos dos monstrinhos de bolso sempre pediram algo a mais, algo que talvez a Game Freak não estivesse pronta para fazer anteriormente. Mas agora com Pokémon Legends: Z-A os pedidos dos fãs tenham sido atendidos. Ou não…
Quando em Janeiro de 2022 a Nintendo lançou o jogo Pokémon Legends: Arceus, e a proposta era clara; dar um ar novo para uma franquia que apesar de estar vendendo muito bem, vivia envolta em críticas por parte dos fãs e imprensa especializada pedindo algo diferente. E de fato conseguiu, sendo um sucesso de vendas e de crítica, algo que acalentou os corações dos Poké-Fãs.
No mesmo ano, a Game Freak e a Nintendo lançaram Pokémon Scarlet & Violet, novo jogo main line da franquia. Apesar do sucesso comercial, se tornando o segundo jogo mais vendido da franquia Pokémon na história, recebeu uma enxurrada de críticas negativas principalmente por conta de seu fraco desempenho no console desde o lançamento, vindo somente ter uma melhora clara com o update da versão do Switch 2, lançada somente em 2025.

Eis que então, em outubro de 2025, recebemos Pokémon Legends: Z-A. À primeira vista, não parece que a Game Freak nos entregaria algo diferente, até porque os trailers não nos mostravam tudo o que o jogo é capaz. Mas depois que liga-se o console e iniciamos a nossa jornada dentro do jogo é que somos presenteados com uma verdadeira Mega Evolução: do sistema de batalhas até detalhes de navegação nos menus, tudo melhorou.
O jogo se passa dentro da cidade de Lumiose, na região de Kalos, apresentada anteriormente em Pokémon X & Y, e que trouxe pela primeira vez o sistema de Mega Evoluções dos Pokémon para as batalhas. Seu personagem chega na cidade e logo se vê envolvido para resolver um grande mistério sobre Pokémon que estão Mega Evoluindo sem a ajuda das chamadas “Mega Stones“, causando dor e sofrimento a essas criaturas, além de problemas para a cidade. Cabe a você, juntamente com seus amigos da Team MZ e com uma ajuda da Quasartico Inc. e do misterioso dono do Hotel Z, resolver esse mistério e ajudar os Pokémon que estão sofrendo.

De cara, o jogo nos apresenta a sua maior evolução: o sistema de batalha. Agora focado em um sistema direcionado mas à ação e estratégia, o antigo sistema de batalha por turnos foi completamente abandonado. Você pode se mover livremente dentro do campo de batalha, decidir quais golpes seus Pokémon podem usar, trocar de Pokémon livremente e pensar estrategicamente como você vai batalhar contra seus oponentes. Esse sistema ficou muito mais dinâmico e vai agradar novos e antigos fãs da franquia, pois a execução ficou excelente. Até porque o jogo é focado em batalhas.

Mas as evoluções não ficaram por aí, trazendo melhorias em muitos quesitos que até então eram bem datados em outros jogos da franquia, e que prometem se tornar padrão daqui em diante. Um exemplo fica na navegação de menus, que agora mover seus Pokémon entre as caixas ficou mais simples, além de visualizar seus status e anexar itens. Outra grande melhoria é o visual do jogo, que é um dos melhores desde que a franquia foi para o 3D.
Outras grandes novidades que estão presentes no jogo são o Z-A Royale, que durante a noite transforma algumas zona da cidade em verdadeiros campos de batalha Pokémon, e o modo online chamado Battle Club. O Z-A Royale acontece sempre durante a noite, e cria uma Battle Zone em um lugar aleatório da cidade, onde você pode batalhar contra outros treinadores e subir de ranking, garantindo assim recompensas e itens que vão ser importantes pra sua jornada.

Já o modo online Battle Club é onde você batalha contra outros treinadores reais ao redor do mundo, em arenas de 4 vs 4, usando até 3 Pokémon nivelados no lv. 50. É o modo competitivo de Pokémon Legends: Z-A, totalmente adaptado para o novo sistema de batalha, que funciona muito bem, e é extremamente divertido. Além, claro, de te dar recompensas como Mega Stones para usar em seus Pokémon e outros itens úteis.
Apesar disso, o jogo infelizmente tem falhas, sendo que uma delas é a mais clássica de todas. Apesar de visualmente o jogo ser deslumbrante, vários elementos de cenário são bem genéricos (como prédios com textura chapada), e isso incomoda durante boa parte da jornada. E mais uma vez não temos voice acting no jogo. Mas aqui fica ainda pior, pois como Pokémon Legends: Z-A tem muito diálogo, seria uma adição incrível se o jogo contasse com atores dublando seus personagens. E infelizmente não temos, mais uma vez, legendas em português do Brasil no jogo, então é mais um ponto negativo.
Pokémon Legends: Z-A é a resposta da Game Freak à uma pergunta que os fãs da franquia se faziam há muito tempo: será que eles tem capacidade de evoluir? Apesar das falhas, sim, a Game Freak tem plenas condições de fazer um bom jogo quando eles querem. Quanto ao preço cobrado, sim, é bem caro e está em acordo com o novo direcionamento de preços da Nintendo, apesar da realidade Brasileira de consumo. No fim das contas, é um bom jogo, e que vai agradar os fãs de Pokémon. O jogo está disponível para Nintendo Switch e Switch 2, e já tem uma DLC chamada Mega Dimension disponível para pré-venda, mas com lançamento marcado apenas para Fevereiro de 2026.
Para mais notícias relacionadas a Pokémon Legends:Z-A e outras matérias de cultura pop, acesse a página principal da Black Company!
Uma resposta
O pior pra mim é que tem tanto texto e o texto é tão desinteressante que eu já tô só pulando, porque a história é sem graça e não me fisgou. Talvez e só talvez uma dublagem me deixaria um pouco mais interessado, porque convenhamos uma pá de personagem gesticulando e aparecendo uma parede de texto é a coisa mais sem sal que existe. Isso e o fato das áreas de captura serem pequenas, com poucos Pokémon e muito espaçadas no início do jogo me desanimaram legal.