Stray Path é um jogo de estratégia com batalhas de cartas que ganhou uma demo na Steam Next Fest. Fomos convidados a experimentar o jogo em primeira mão, logo aqui está as primeiras impressões do cativante Stray Path.
O jogo apresenta uma proposta interessante e até certo ponto única, ele pretende unir diferentes modelos e gêneros em algo completamente novo. Stray Path é dividido em runs, onde o jogador deve avançar até o último chefe enfrentando diversos inimigos pelo caminho, o principal elemento deste percurso é o roguelike. Há diversas salas para obter e melhorar artefatos, poções, armas e salas misteriosas, tudo que um roguelike de cartas exige (alá Slay The Spire).
A grande diferença está na disposição do combate, as cartas estão empilhadas no estilo paciência, sendo estas poções, melhorias de artefatos, armas, próximas salas e também os monstros, logo é possível arrastar o inimigo para outra pilha caso ela esteja vazia, o que torna o combate bem mais dinâmico. As pilhas de cartas são a mecânica mais única que o jogo propõe, ela torna a dinâmica do combate que consiste em atacar os monstros, conseguir artefatos e tomar decisões de como e quando fugir, bem mais complexa, já que a ordem das cartas na pilha altera o curso das ações do jogador.
O ponto é que esta mecânica que é legal no começo, depois de um tempo se torna qualquer coisa, até porque os elementos roguelite entram em ação com as almas que permitem o jogador adquirir certas melhorias permanentes, novos personagens e artefatos. Em pouco tempo é possível perceber os caminhos possíveis da builds, não há nada muito complexo no combate, os artefatos adquiridos por meio das almas dão dinamicidade mas não o suficiente para levar o jogador a querer conquistar diversas vitórias nas runs.
O objetivo do jogo na demo é completar a run e pronto, tudo que foi apresentado consiste no core do jogo, não há nada para além daquilo, e somente o que está lá, definitivamente não conseguirá engajar o jogador a longo prazo. Os próximos passos precisam ser pensados com cuidado para que Stray Path não caia na vala do comum.
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