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Tela inicial de Marvel Rivals

Marvel Rivals – Testamos e aprovamos!

No último dia 15 de maio, tivemos o privilegio de testar em primeira mão o alfa de Marvel Rivals, PVP coop e free-to-play desenvolvido pela NetEase Games em colaboração com a Marvel Games. O jogo, amplamente chamado de “o Overwatch da Marvel” após o vazamento de seu primeiro teaser, realmente parece não ter problemas em assumir a sua fonte de inspiração. Entretanto, apesar da estética e jogabilidade realmente lembrarem o shooter da Blizzard, Marvel Rivals quer provar que é mais do que uma simples alternativa para seu famoso concorrente.

De início, agradou a opção de jogo que permite que se jogue com e contra IA (inclusive com opções de dificuldade), para quem quer ter a experiência prática do jogo, mas ainda está inseguro em jogar com desconhecidos. Essa foi a opção utilizada por nós para testar a gameplay, haja vista que, por ser um teste alfa fechado, não havia muitas pessoas online. A experiência surpreendeu positivamente, pois a dinâmica tanto dos personagens do nosso próprio time quanto dos rivais tinham comportamentos condizentes com o esperado de uma partida real – incluindo aguardar mais aliados para irem juntos em busca da meta da partida quando vários morriam em ação em momentos próximos. Claro que nada é perfeito, e por vezes foi possível eliminar inimigos que simplesmente estavam parados, focando em outra coisa enquanto nós, players, descarregávamos todas as balas contra eles.

Cada um no seu quadrado – mas nem tanto

Outra particularidade interessante envolve a divisão das funções de jogadores: podemos até resumir ao clássico “tanque, dano e suporte”, mas com os nomes de Vanguarda, Duelista e Estrategista. O que pudemos notar de diferenças às posições de sempre é que cada função está mais próxima uma da outra que o esperado: por exemplo, Tempestade é uma duelista, mas pode trocar seus poderes de relâmpago pelo de vento e dar boosts de velocidade para seus aliados; Doutor Estranho é capaz de fazer escudos de energia mística para proteger seu grupo, mas também abre portais que possibilitam que a equipe possa não só se teleportar por eles como usá-los para atacar à distância por entre as aberturas; por fim, Rocket Raccoon está como Estrategista (suporte), porém é um dos mais poderosos no tiro à distância.

Estrada para a glória

Menção honrosa também para a marcação nos personagens que indica a dificuldade de se adaptar ao estilo de jogo de cada um, ajudando o jogador novato a ir descobrindo seu nível de habilidade e aprimorando-o enquanto testa todos os 19 personagens jogáveis (e a promessa da produtora é que logo existirão bem mais). A Feiticeira Escarlate, por exemplo, tem dificuldade 1 e realmente é muito fácil de se adaptar ao seu estilo de jogo; já o Homem-Aranha é dificuldade 5, pois a base de seus golpes são corpo a corpo e ele não é tão munido de pontos de vida quanto um tanque seria, logo a pessoa jogadora precisa abusar da agilidade do cabeça-de-teia para ser um bom oponente.

Juntos somos mais fortes

Por fim, a principal feature que diferencia o jogo dos demais é o Team-Up: movimentos especiais feitos em equipe para causar um impacto maior. Foi difícil tentar testar essa funcionalidade no jogo com IA, pois os personagens do computador não pareciam propensos a unificar seus poderes com os nossos, então o único teste positivo foi feito com a Feiticeira Escarlate + Magneto, onde Wanda consegue carregar a espada metálica do pai com força caótica. O verdadeiro potencial disso, no entanto, não ficou claro. No momento o game possui sete Team-Up disponíveis, mas provavelmente devem criar cada vez mais deles no futuro.

Conclusão sobre o primeiro teste de Marvel Rivals

No mais, Marvel Rivals pareceu redondinho, sem bugs aparentes, numa dinâmica bem parecida com Overwatch, apesar da visão em terceira pessoa. É evidente que certas opções de menu ainda estão em falta (como, por exemplo, a troca de eixo do mouse para jogadores de PC, enquanto a opção existe para controles), e algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis (há a promessa de torneios e criação de facções), mas nada que tenha impedido de sentir um pouquinho do que está por vir. Talvez o maior trunfo de Marvel Rivals seja a familiaridade que jogadores e jogadoras terão com os personagens, pois anos de trabalho de MCU e afins com certeza farão a pessoa novata no game já ter ao menos um lutador favorito para escolher e começar sua caminhada. O potencial é enorme e, conforme esperado, tem o risco de ser altamente viciante.

Marvel Rivals ainda não tem data de lançamento anunciada. Mais novidades sobre o game são esperadas para o Summer Game Fest, que rola em junho.

Fica aqui nosso agradecimento mais que especial ao Edson Batista por ter disponibilizado o jogo para teste!

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