Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem é Messmer o Empalador, vilão da mais nova expansão de Elden Ring?

Compartilhar

“Mãe, tu realmente concederias o título de Lorde a alguém tão desprovido de luz?”

Assim disse Messmer o Empalador, no recente trailer da expansão para o jogo Elden Ring, a Shadow of the Erdtree (Sombra da Térvore). A FromSoftware realmente lançou uma bomba nas já turvas águas do mar de teorias bizarras sobre a história de Elden Ring, e nos deixou com mais perguntas do que respostas com esse trailer. Por exemplo: quem é Messmer o Empalador? Nesse artigo tentaremos prover algumas respostas, apesar de que é tudo apenas uma grande especulação. 

Começaremos com o básico: o visual de Messmer. Claramente, ele é grande, grande demais para ser um humano normal. Isso, juntamente com sua fala no trailer que remete à sua mãe que “concederias o título de lorde”, nos diz que ele é um semideus, um dos filhos da rainha Marika. Sua armadura remete vagamente ao design do set dos Drake Knights (Cavaleiros de Draco), tanto pelo formato quanto pelas cores, porém com muito mais serpentes. Além disso, seus olhos são remetentes aos olhos dos dragões do jogo, o que nos diz que ele é um praticante da comunhão dracônica, o ato de comer corações de dragão para ficar mais forte. Ou, talvez, sejam olhos de serpente. Apenas o tempo dirá.

O símbolo da serpente é tido como herege dentro da Ordem Áurea desde o seu início. Inclusive um dos vilões mais temidos do jogo original, o Rykard, é conhecido como o Lorde da Blasfêmia, pois se deu de comer a uma deusa serpente que vivia dentro do vulcão Monte Gelmir, entre outros motivos. Esse elemento visual nos diz que Messmer também blasfemou contra a Ordem Áurea. Seria por isso que ele está preso nas terras exploradas na expansão, a Terra das Sombras? Além disso, ele faz uso da piromancia, que também é dito como proibido pela Ordem Áurea. Talvez a chama de que ele faz uso seja a Chama de Sangue, usada por Mogh, lorde de sangue, o que tornaria isso uma blasfêmia ainda maior. 

Seu título como empalador, junto com suas cores, nos remete à lança de cristal que perfura o corpo da Rainha Marika, que vemos no final do jogo. Seria ele quem empalou a própria mãe? De qualquer forma, o jogo original é casa de uma localidade chamada de Ruínas do Empalador, sendo essa, até onde se sabe, a única referência a Messmer dentro do jogo original. E isso também não é confirmado. 

A verdade é que Marika teve vários filhos, todos semideuses, dos quais não temos conhecimentos. O jogo faz referência a mais semideuses mortos na Noite das Facas Negras, não apenas Godwin o Dourado. Isso é dito por um dos fantasmas no jogo, que fala que os mausoléus andantes, que podemos encontrar através das terras intermediárias, contêm o corpo sepultado de semideuses sem alma, tal qual Godwin. Não seria muito longe se assumissem que outros filhos de Marika ainda vivem por aí. Além disso, na arte oficial para a expansão, Messmer se senta em um trono igual ao que vemos na sala onde lutamos contra Morgott, tronos esses que eram usados pelos semideuses. 

Também tem a evidência de seu nome. Quase todos os semideuses seguem um esquema para seus nomes. O nome dos filhos de Radagon e Rennala começam sempre com R: Ranni, Rykard e Radahn. Os filhos de Marika com Radagon começam sempre com M: Malenia e Miquella, o que pode nos dizer que Messmer é filho dos dois. Diga-se de passagem que isso também corrobora a teoria que diz que Melina é filha de Marika também. 

Então, de acordo com as poucas evidências que temos até agora, Messmer o Empalador é um semideus filho de Marika com ela mesma em forma de Radagon, que blasfemou contra a Ordem Áurea e foi exilado na Terra das Sombras. Talvez ele seja o porquê de o símbolo da serpente ser considerado blasfêmia e talvez tenha empalado sua própria mãe. Mas, no fim, temos que confiar que Myiazaki e sua equipe sabem o que estão fazendo. Te encontro na Terra das Sombras, maculado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: ⁠ https://beacons.ai/blackentbr

Ou pelos links: Instagram, Tiktok, Twitter, YouTube, Spotify e no Threads.

Paulo Lorenzo Villela

Paulo Lorenzo Villela

Olá! Meu nome é Paulo Lorenzo. Sou redator do Guia das Artes e, agora, da Black&CO! Escrevo sobre a mídia que consumo, como jogos, mangás, livros, desenhos e animes. Espero que gostem do conteúdo que eu vou produzir aqui na Black. Sit back and enjoy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *