Vilões não nascem, eles são feitos. In the embrace of Messmer’s flame
O primeiro trailer da DLC Shadow of the Erdtree, de Elden Ring, estreou em fevereiro deste ano. Depois de dois anos, os fãs do jogo que colecionou quatro prêmios no The Game Awards 2022 — Jogo do Ano, Melhor Direção de Jogo, Melhor Direção de Arte e Melhor RPG — puderam, finalmente, saborear uma fração ínfima do que estaria por vir em junho.
A partir do trailer em questão, Paulo Lorenzo publicou na Black&CO, em março, um artigo com teorias a respeito de Messmer, o Empalador. Agora, a história desta figura trágica será aprofundada com o apoio de itens e localizações. O conteúdo a seguir contém spoilers.
Messmer, a princípio, é representado como o líder de uma violenta cruzada religiosa e um genocida que queimou todos os seus inimigos vivos. O título “Empalador” é uma referência ao príncipe romeno Vlad III (1431 – 1476), que virou inspiração para a história de Drácula. Os feitos de Messmer podem ser notados em quase todo o Realm of Shadow através de diversas lápides, cidades destruídas, cadáveres empalados e, principalmente, perseguições aos Hornsent, um povo mais antigo que a própria Golden Order, entretanto, nem sempre um charuto é apenas um charuto.
Cruzada religiosa
Segundo o talismã Crusade Insignia, a cruzada religiosa liderada por Messmer perseguia aqueles considerados impuros. O elmo Black Knight Helm e a arma Serpent Flail informam como os soldados torturavam os Hornsent e deliciavam-se com isso, apesar de saberem que aquela não era uma guerra honrosa, como descreve a armadura Messmer Soldier Armor.
Ao obter a armadura Messmer’s Armor, é esclarecido que Messmer, filho de Radagon e Marika, era, na realidade, apenas um peão e prosseguiu com a cruzada porque a mãe dele assim desejou. Dito isso, quais foram as motivações da Rainha Marika, a Eterna, para ir atrás dos Hornsent?
Hornsent e seus jarros
Em Realm of Shadow, diferente das Lands Between, os jarros são prisões usadas pelos Hornsent para punir criminosos. As pessoas eram cortadas em pedaços e enfiadas dentro dos recipientes redondos, resultando em um conglomerado de carne vivo. Através desse método, os Hornsent buscavam transformar os indivíduos em santos.
Como visto em Bonny Village, os criminosos não foram os únicos a receber esse tipo de tratamento. Acreditava-se que as mulheres Shamans se fundiam com mais facilidade com as carnes dos outros, conforme indica a arma Tooth Whip, e, por isso, elas se tornaram alvos dos Hornsent.
É revelado, em Shaman Village, graças à encantação Minor Erdtree e ao talismã Golden Braid, que Marika também é uma Shaman e que aquele vilarejo, agora vazio, é a casa natal dela. Nesse momento, a cruzada religiosa imposta por Marika a Messmer deixa de ser vista como algo em prol da Golden Order, mas como um instrumento de vingança.
Traição
Assim como os outros filhos de Marika — Malenia, Miquella, Mohgwyn, Morgott e Melina —, Messmer nasceu amaldiçoado. Em uma tentativa de conter a serpente de Messmer, a Rainha Marika inseriu uma runa dourada no olho direito dele, entretanto, isso não foi o suficiente para ela. Envergonhada pelo aspecto do próprio filho, Marika decidiu escondê-lo e abandoná-lo no Realm of Shadow, por mais que ele tenha feito tudo o que ela pediu. Messmer foi apagado da história das Lands Between e, apenas à beira da morte, percebeu que Marika o traiu.
Em contraste, segundo o elmo e armadura Fire Knight, mesmo sabendo da verdadeira natureza de Messmer, os cavaleiros mais próximos a ele escolheram ficar ao seu lado. Messmer também encontrou conforto junto à Princesa de Carian Rellana, com quem possivelmente teve uma relação amorosa. A irmã de Rennala, Rainha da Lua Cheia, abriu mão de seu título real para se tornar a “Espada de Messmer”, como consta a lembrança Remembrance of the Twin Moon Knight. Ainda, por meio da lembrança Remembrance of the Wild Boar Rider, é revelado que Radahn enxergava Gaius e Messmer como irmãos mais velhos, sendo os dois últimos grandes amigos. Ao contrário de Miquella, o líder carmesim despertou lealdade em seus seguidores de forma genuína.
Ninguém é totalmente mau ou bom
A história de Messmer é trágica; ele foi condicionado a ser um monstro e, apesar de ter cometido inúmeros crimes de guerra, ele não é totalmente ruim. Na masmorra Shadow Keep, há uma biblioteca enorme contendo vários livros e esculturas dos Hornsent. De acordo com a descrição do spirit ash Fire Knight Hilde, alguns dos cavaleiros de Messmer insistiram na preservação dos itens, mas a decisão final foi de seu líder. Dessa forma, Messmer se permitiu conservar a cultura e os artefatos da civilização que praticamente aniquilou.
Indo um pouco mais a fundo, é possível notar que Messmer transformou uma parte de seu castelo em uma enfermaria, a fim de curar algumas das vítimas dos Hornsent. Além disso, em vez torturar e matar aqueles que se rebelaram, Messmer decidiu aprisioná-los, lamentando profundamente a perda de irmãos de armas, como se lê nos spirit ashes Black Knight Commander Andreas e Black Knight Captain Huw.
Messmer, o Empalador, foi usado como um símbolo de medo por sua mãe e morreu sozinho, sem ter deixado legado algum para trás. Se ele tivesse tido a chance de viver por si e não como um instrumento de Marika, provavelmente teria sido tão adorado quanto os Demigods Radahn, o Conquistador das Estrelas, e Godwyn, o Príncipe da Morte.
Elden Ring é um RPG desenvolvido pela FromSoftware, com lançamento em 2022. A expansão Shadow of the Erdtree, lançada em junho deste ano, se passa após a quebra do Elden Ring e antes do jogador assumir o trono, ou então queimá-lo (estou de olho em você, Frenzied Flame), mais especificamente depois que Radahn e Mohgwyn são derrotados. Messmer, por ser mais velho que Radahn, presumivelmente nasceu antes de Godfrey se tornar o primeiro Elden Lord.
Respostas de 2
muito foda conhecer ais da história dos personagens porque jogando o jogo mesmo não entendi nada
Durante o jogo, a única percepção que temos é de que o Mesmer é um psicopata obcecado pela mãe. Contudo, ele continua sendo cruel em suas ações, e a preservação da cultura não diminui a crueldade que ele demonstrou em relação à civilização extinta, ele permitiu a preservação porque o que restou ja era indiferente a essa altura da guerra.