Simulakros é um roguelite desenvolvido pela Sirio Games, um desenvolvedor solo que após longos anos de desenvolvimento deu a vida a seu primeiro jogo. A obra é um TPS, ou seja, um jogo de tiro em terceira pessoa, onde se avança pelos mapas, enfrentando inimigos e chefes a fim de vencer a IA que prende o jogador em uma simulação.
A proposta da obra é ser um roguelite dos mais básicos possíveis. Atravessando diversas salas geradas proceduralmente, o jogador deve avançar pelos inimigos até encontrar os chefes. No total há três chefes para serem derrotados além dos adversários que envolvem o plot final. Junto a isso há três personagens jogáveis: Sharpshooter, Barrage e Rupture. Cada personagem possui certas características de armas, habilidades e customizações próprias.
Em relação aos fatores que fazem parte da construção das build, há diversas habilidades que são selecionadas dentro do jogo, algumas passivas normais e outras que modificam o funcionamento das habilidades dos personagens. A seleção aleatória destes constituem no fator da aleatoriedade de cada run, algo essencial em qualquer roguelite. Também há módulos equipados no menu principal antes de iniciar os runs, este é o elemento “lite” da obra.
A história do jogo é um pano de fundo interessante, mas nada realmente envolvente. Dificilmente os jogadores irão parar para ler as mensagens encontradas nos terminais. Os chefes são bem desenhados com habilidades interessantes, e o plot final no último chefe é um extra interessante. O problema é que a “verdadeira” fase final é um tanto difícil e visualmente fraca se comparado ao resto do jogo.
Este é outro problema do jogo, nunca o jogador consegue se sentir forte com seu personagem. Simulakros propõe um desafio um pouco acima do nível e não abre espaço para o jogador que dedica horas ao jogo se tornar realmente forte. Não é possível “destruir” o jogo, como na maioria dos roguelite que recompensam o jogador pela sua dedicação com um nível superior de poder. O nível de dificuldade normal com o tempo ficará fácil para quem se dedicar e sobrará somente aumentar o nível de dificuldade para um verdadeiro desafio. Esta não foi a escolha de game design de Simulakros, o que proporciona uma experiência mais desafiadora, mas que invariavelmente afasta os jogadores casuais e os acostumados com a característica do gênero.
Visualmente a obra é incrível, pensar que este nível de detalhes dos personagens e cenários foram feitos por somente uma pessoa é impressionante. Já em relação ao desempenho, é inegável os problemas que o jogo possui, Simulakros é muito pesado para um jogo tão simples como é. Por diversas vezes o jogador encontrará gargalos e travamentos durante a jogabilidade, isto precisa ser consertado o quanto antes.Concluindo, Simulakros é um jogo interessante, mas que parece meio vazio. As possibilidades que existem sobre personagens e as diferentes linhas de builds ainda parecem precárias e com poucas opções. O jogo não conseguiu assumir efetivamente a proposta de roguelite com diversas possibilidades de se atingir o objetivo. Em resumo, é um jogo promissor, mas sem contundência, além de ter uma proposta estranha que o afasta do gênero em que está inserido.
Simulakros é distribuído pela Dear Villagers, acesse o site oficial deles no seguinte link. Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à Black Company em Games.
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