O mundo está cada vez mais conectado e os jogos acompanharam estes avanços. O que antes era uma diversão solo, ou então entre amigos do bairro passou a ser cada vez mais global, com servidores mundiais permitindo a gameplay com pessoas do mundo todo.
É fato que os games multiplayer ganharam seu espaço e não apenas isso, se tornaram competitivos, com campeonatos cada vez maiores e lucrativos e com isso sempre surgem discussões sobre o quanto os jogos multiplayers irão substituir os games single players como muitos desenvolvedores insistem em dizer?
As boas histórias ainda tem seu espaço
Esse debate sempre vem à tona, principalmente quando diretores de produtoras aparecem dando declarações sobre o assunto, ou notícias de investimentos em jogos como serviço aparecem e ganham destaque, mas a realidade é que quando se verifica os jogos mais comentados, ou os mais indicados as premiações do ano a conversa fica diferente.
É inegável os cases de sucesso em jogos multiplayers, pois eles geram o fator replay, tão comentado na indústria. As produtoras criam temporadas, trajes colecionáveis para os personagens, missões e mapas diferenciados de tempos em tempos e prendem a atenção de suas bases de jogadores, porém uma boa gameplay aliada a um enredo que segure a atenção dos jogadores e geram “laços” entre o player e os personagens.
Não é à toa que jogos como Red Dead Redemption 2, God of War, The Last of Us, Resident Evil, Zelda(São apenas alguns dos exemplos), estão sempre nas listas dos jogos mais vendidos e comentados. Suas histórias geram debates, teorias, fazem com que o jogador se coloque naquela situação, sinta as emoções dos personagens, crie expectativas a cada capitulo vencido do que pode vir a seguir e se emocione junto.
Single Players e Jogos virando adaptações
Da emoção, das expectativas e toda a imersão que vem dos “single players”, os jogos assumiram um papel importante de influência no que diz respeito a construção de enredos, roteiros, chegando a ser comparado com produções cinematográficas e a indústria cinematográfica passou a dar mais atenção as histórias contadas nos videogames.
Adaptações já existiam, é claro, mas sem a estrutura e potencial que existe hoje, o nível de exigência também não era dos mais rigorosos.
Com o passar do tempo, isso mudou, o número de consumidores de jogos eletrônicos também aumentou, e muito além disso, foi envelhecendo, se tornando exigente e fazendo com que o nível destas adaptações também subisse.
Em 2023 tivemos ótimas adaptações, como The Last of Us, Super Mario – O Filme, Gran Turismo e Twisted Metal e a tendência é que isso se torne cada vez mais comum, mas porque citar tudo isso? Para comprovar que os jogos single players ainda possuem muito espaço, ainda mexem não apenas com a indústria de jogos, mas com uma cadeia comercial muito mais ampla.
Espaço para todos: Essa é a realidade!
A verdade é que o espaço está disponível para todos os modelos de jogos, afinal de contas a indústria de jogos é dinâmica, as pessoas buscam entretenimento.
Existem o dia que os consumidores querem reunir os amigos em uma call e os momentos em que ele simplesmente quer sentar e jogar apreciando uma boa gameplay, com um bom roteiro e história.
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