Segundo reportagem da Bloomberg, a Sony está desenvolvendo um novo console portátil que pretende rodar jogos de Playstation 5. O projeto está nos primeiros estágios de desenvolvimento e visa rivalizar com a Nintendo, que dominou este segmento na última década. Também seria um concorrente a um possível console portátil da Microsoft, que já está trabalhando em protótipos para um produto próprio.
No entanto, este aparelho da Sony só seria lançado daqui a alguns anos, e o projeto ainda pode ser cancelado no meio do caminho. A ideia do portátil foi construída a partir do já lançado Playstation Portal, que saiu em 2023 e roda jogos do PS5 por meio de streaming do console de mesa. A ideia do novo portátil da Sony é que os jogos possam ser rodados no próprio hardware, de forma parecida ao Steam Deck e outros aparelhos similares.
A empreitada mais bem sucedida da Sony no mercado de portáteis foi o PSP, lançado em 2004. O console possui um catálogo grande de clássicos (God of War: Ghost of Sparta, Metal Gear Solid: Peace Walker e etc) e até hoje possui entusiastas do sistema. Na geração seguinte, a empresa apostou no PS Vita, lançado em 2011. Contudo, o aparelho não chegou nem perto do sucesso comercial do seu antecessor.
Por outro lado, a Nintendo segue dominando este mercado com o sucesso do Nintendo Switch. Com o sucessor do console que deve chegar em breve, a expectativa é de que a empresa siga forte neste segmento. O Nintendo Switch 2 tem previsão para lançamento em 2025 e já tem retrocompatibilidade com antecessor confirmada oficialmente.