Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Sports: Renovations

Sports: Renovations, um simulador que se perde na falta de objetivos macros

Sports: Renovations é o primeiro jogo da Goat Gamez, uma desenvolvedora polonesa de jogos. A obra apresenta a proposta de renovação de ambientes esportivos, embasado em uma história de cunho sentimental. O objetivo final é restaurar o antigo centro esportivo da cidade, onde o time de basquete, conhecido como Goat, chama de casa.

A proposta de Sports: Renovations é ser uma obra de simulação de reconstrução de ambientes esportivos. O motivo disso está ligado à restauração do ginásio do time da cidade de onde o jogador vive. Junto a uma figura importante da cidade, o jogador deve juntar dinheiro para restaurar o ginásio, atualmente ele está para ser demolido, já que uma empresa iria comprar o local e demoli-lo para construir outro empreendimento. A fim de juntar dinheiro para a reforma do centro esportivo, o jogador deve reformar outros lugares dedicados a esportes, sendo essas as fases do jogo. Cada fase concluída oferece ao jogador um pagamento que é utilizado para reformar o ginásio dos Goats.

A reforma acaba por ser uma “corrida” contra o tempo. Isto se deve a um data chave que é dada para que as reformas sejam completadas. Após esse tempo, uma avaliação será feita para garantir que o ambiente possui condições para uma reabertura. Apesar dessa proposta, a corrida contra o tempo não é real, pois não há possibilidade de falha, já que o dinheiro necessário para a reforma pode ser obtido na segunda ou terceira fase, fazendo com que o resto das missões percam o sentido, afinal o objetivo principal já foi atingido.

Em relação a mecânica de reforma, há diferentes atividades que devem ser completadas para que o local seja restaurado. Entre as atividades, há algumas fixas, como: recolher o lixo, limpar a sujeira, quebrar os móveis deteriorados, limpar as paredes e pintá-las. Estas necessidades estão presentes em todas as fases, e como um bom jogo de simulação, é possível evoluir o equipamento utilizado. O único ponto que não há evolução é o recolhimento de lixo, que sempre deve ser feito da forma tradicional, que é um tanto chata. Cada fase possui uma história e oferece uma jogabilidade específica no que se refere a reforma, como na fase da piscina onde se deve enchê-la novamente com um puzzle ou na fase do campo de beisebol onde se deve cortar a grama do campo, enfim cada ambiente possui uma mecânica única referente ao esporte praticado naquele espaço.

No que diz respeito às fases, elas possuem um tamanho ideal, não tão grandes para se tornarem massante e nem tão curtas para deixar o gosto de “quero mais”. A história de cada fase é fraca, não imerge o jogador de forma alguma em algo mais profundo, ela está como plano de fundo e assim os jogadores a percebem. Um ponto interessante que está relacionado a elas, é a necessidade de encontrar certos objetos no cenário, isto acaba por criar subobjetivos que obrigam o jogador a prestar mais atenção nos cenários apresentados.

Em relação a história, há um aspecto emocional e nostálgico construído em relação ao ginásio dos Goats, sendo que a maior parte do enredo é contada pelos artefatos espalhados pelo ambiente. Os diálogos ajudam na história mas não engajam o jogador nela. Este ainda não é o principal problema da história, o final é ainda mais complicado, pois o grande vilão, que seria a empresa que gostaria de demolir aquele ambiente, simplesmente não faz nada. As ações da empresa para atrapalhar o jogador durante a reforma são ínfimas e não há um grande desfecho para o conflito entre o jogador e ela. Além disso, o final é muito abrupto e sem sentimento, apenas uma cinemática qualquer e jogo é finalizado, não há a construção de um final.

No que diz respeito a estética, Sports: Renovations tem um realismo decente, nada que impressione mas também não decepciona com algo desleixado. Sobre os problemas do jogo, em relação ao desempenho, há grandes problemas ao carregar as fases, além de demorado por vezes o travamento para completamente o jogo, tornando-o impossível de jogar. Além do jogo, o travamento costuma afetar o computador completamente, causando um travamento geral.

Concluindo, Sports: Renovations é um jogo que trouxe uma proposta interessante mas que se perde na execução. A evolução dos materiais para utilizar nas atividades é bom, ainda melhor são as atividades únicas de cada fase, porém o problema é o macro. A história é fraca o suficiente para tornar a dinâmica de fases sem sentido, conseguir dinheiro para consertar o ginásio dos Goats é tão fácil que as fases finais perdem o sentido. Elas são necessárias somente para avançar na história, não importando em nada para além disso. Por fim, o final não é algo marcante. É deixado para a memória somente os momentos relaxantes de organizar os ambientes nas diferentes fases, o objetivo final foi vazio o suficiente para ser esquecido, é irrelevante.

É possível adquirir Sports: Renovations através do seguinte link. Para ficar por dentro de todas as novidades de mundo da cultura pop e geek, acesse o portal da Black Company.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr