Agora toda a compra realizada na Steam mostrará ao jogador que ele realmente não está adquirindo o jogo. A nova atualização informa aos jogadores que o jogo não está sendo comprado como um todo, apenas a licença de usá-lo está sendo adquirida.
A mudança veio com um aviso no momento da compra de qualquer jogo com a mensagem: “A compra de um produto digital concede uma licença para o produto no Steam”, juntamente a isso há um link para o contrato de assinante do Steam.
Esta mudança ocorre após a aprovação de um projeto de lei na Califórnia que exige que as lojas de produtos virtuais indiquem claramente quando a mídia comercializada é somente uma licença de acesso. A nova lei é abrangente e se aplica a todas as obras digitais, como músicas, filmes, programas de TV, e-books e videogames.
“Como os varejistas continuam a deixar de vender mídia física, a necessidade de proteção ao consumidor na compra de mídia digital tornou-se cada vez mais importante”, disse Jacqui Irwin, membro da Assembleia da Califórnia, em um comunicado na época, via The Verge. “Agradeço ao governador por assinar a lei AB 2426, garantindo que a propaganda falsa e enganosa de vendedores de mídia digital que dizem incorretamente aos consumidores que eles são proprietários de suas compras se torne uma coisa do passado.”
A lei entrará em vigor em 2025, logo todas as lojas digitais que utilizem este modelo devem ter uma forma de alertar os consumidores. A Steam já realizou a mudança, porém a PlayStation Store, Epic Games Store e Xbox Store ainda não modificaram seu sistema para se adequar a lei. Não é sabido quando a mudança ocorrerá nestas plataformas, mas é fato que tem de acontecer.
Lembrando que este problema não ocorre com a vitrine digital GOG, já que os direitos do jogo é vendido em sua totalidade, e não apenas uma licença. Então, caso os jogadores realmente desejem possuir uma mídia digital, a GOG é uma excelente opção.
Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.