Recentemente a Valve mudou sua política em relação à venda de Season Pass na Steam. As novas diretrizes pressionam as desenvolvedoras a serem mais transparentes com seus consumidores. Em comunicado, a Valve alerta que as empresas que não estiverem prontas para comunicar com clareza sobre novos conteúdos adicionais, bem como as datas que serão disponibilizados, não devem oferecer um passe de temporada na Steam.
A Valve determina que, durante o processo de lançamento de um passe de temporada, será solicitado que as desenvolvedoras se comprometam a uma data de lançamento para cada conteúdo do pacote. As principais diretrizes são as seguintes:
- Uma lista completa de todos os conteúdos adicionais inclusos no passe;
- Uma descrição básica do que está incluso em cada conteúdo adicional. Por exemplo, o primeiro lançamento de conteúdo pode ser exibido como “Expansão das Terras Brilhantes: nova área para explorar, duas armas novas e novos inimigos”. Não é obrigatório definir um nome final para cada conteúdo adicional quando lançar o passe de temporada. As informações sobre o que está incluso em cada conteúdo adicional não precisam ser detalhadas (simplesmente “novas armas” ou “duas armas novas” são aceitáveis);
- A data esperada de lançamento para cada conteúdo adicional. É aceitável informar o trimestre e ano (ex.: janeiro a março de 2025) ou estação do ano. Claro, não há problema em informar uma data mais precisa (ex.: junho de 2025 ou 1º de junho de 2025).
Em caso de não cumprimento das datas estabelecidas, a desenvolvedora pode alterar o prazo somente uma vez, e ainda assim precisa estar dentro de três meses após a data prometida previamente.
Em caso de não cumprimento das diretrizes, os consumidores poderão ter reembolso do valor de determinada DLC não entregue ou até mesmo do valor integral do passe de temporada. O Season Pass também estará sujeito à remoção da loja da Steam.
É possível conferir todos os detalhes da atualização desta política por meio da página da Steam sobre o tópico.