Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Supermercado a noite.

Supermarket Simulator: um hype merecido?

Supermarket Simulator, como diz o próprio nome é um jogo de simulação de supermercado. O crescimento da obra ocorreu com diversos streamers e youtubers que criaram conteúdos para o novo jogo da Noksta Games, desenvolvedora de jogos indie que começou sua jornada em 2017, a pretenção do jogo é abordar várias dinâmicas do gerenciamento e crescimento de um supermercado. Mas afinal, o jogo é realmente bom, vale a pena jogar?

A obra propõe um simulador de supermercados, onde o jogador é colocado no papel de proprietário e gerente do estabelecimento. É necessário repor o estoque, comprar licenças de novos produtos, comprar expansões do armazém e da própria loja a fim de crescer o negócio e prosperar. Infelizmente a obra ainda se encontra em acesso antecipado, logo diversas funcionalidades que poderiam agregar um maior senso de realismo ao ainda não estão presentes.

O foco da obra é a simulação de um mercado, logo qualquer tipo de história ou crítica é deixado de lado. O cerne em jogos de simulação é outro, o que importa é o quanto a obra se aproxima do real e o quão divertido é estar inserido na situação simulada. Em Supermarket Simulator, a diversão está presente na organização e planejamento a longo prazo, pensar em quanto tempo será possível novas licenças, quando o mercado poderá ser expandido, conseguir contratar mais funcionários e automatizar o processo.

Em relação às mecânicas da obra, o jogo de simulação permite a imersão em um determinado contexto, o contexto de um supermercado exige um controle em relação aos produtos, funcionários, estoque e os preços, esta base já está presente na fase atual do desenvolvimento da obra. Até porque, já é possível definir preço dos produtos baseado no preço de mercado, é possível comprar um armazém e estocar os produtos para que a reposição nas prateleiras seja mais fácil, é possível contratar diferentes funcionários tanto para trabalhar como repositores tanto como caixas do mercado. Além disso, há toda a mecânica focada no computador do gerente, onde é possível aumentar o tamanho do mercado e armazém, pegar empréstimos e comprar licenças de novos produtos para aumentar a variedade dos produtos do mercado.

No que diz respeito à progressão, ela acontece a partir dos níveis que o mercado pode adquirir. A partir da evolução dos níveis que a maioria das funcionalidades são desbloqueadas assim como ocorre o aumento do escopo de outras. Com a conquista de novos níveis acontece: o aumento do número de funcionários disponíveis para contratar, o tamanho do mercado e do armazém, a quantidade de produtos que se pode comprar licença, aumenta o quanto de empréstimo é disponibilizado para o jogador. O problema em relação a progressão é a monotonia que a obra atinge após um determinado tempo, pois tudo novo que aparece dificilmente instiga o jogador a continuar jogando. A repetição é gigantesca e rapidamente tira a vontade de continuar avançando até o nível máximo possível.

Outro grande problema em relação à obra, e a falta de quality of life(QOL) que ela apresenta, várias coisas que deveriam estar no jogo neste momento ainda não estão, como por exemplo os produtos novos comprados serem transportados para o armazém pelos repositores. Vários destes problemas foram remediados com mods feitos pelos fãs, a grande maioria deles oferecem soluções para a falta de variedade que assola a obra e outros oferecem os QOLs que os desenvolvedores ainda não implementaram. Felizmente, os desenvolvedores parecem estar dispostos a continuar ouvindo a comunidade e implementado mudanças relevantes para que a obra evolua e melhore.

Um ponto importante que a obra possui neste momento é a responsabilidade dos desenvolvedores em relação ao futuro. Pois, no menu há várias mudanças e atualizações prometidas que provavelmente engradecerão a obra enormemente. As mudanças trabalham a partir da adição de validade para produtos, a implementação de clientes que roubarão os produtos e por isso o jogador deverá comprar câmeras e contratar seguranças para o mercado, entre tantas outras. O futuro parece promissor, espera-se que a Nokta Games continue um trabalho dedicado para a melhoria do Supermaket Simulator.

Esteticamente a obra conta um 3D básico, sem muitos detalhes mas que não peca por desleixo. É razoável considerando o tamanho do estúdio e o tempo utilizado para a produção do jogo. Outro ponto são os efeitos sonoros clássicos de um mercado que também estão dentro da normalidade, sem nenhum ponto de destaque, seja negativo ou positivo.

Concluindo, Supermarket Simulator é uma obra em construção que conquistou um público pela semelhança com o real e com o impulso de streamers e youtubers. Atualmente, após dois meses desde o lançamento em acesso antecipado, já ocorre uma diminuição considerada do hype em cima do jogo, isto ocorre pois a obra ainda está muito crua. O trabalho inicial foi bem feito mas é necessário mais, a quantidade de conteúdo no jogo está muito básica e repetitiva. Existem vários passos que precisam ser dados pela Nokta Games, e somente o futuro dirá o quanto um simulador de mercado pode ficar divertido e se assemelhar verdadeiramente ao real.

Botany Manor é desenvolvido e distribuído pela Nokta Games. Para ficar por dentro de notícias do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr