Você já ouviu aquela velha discussão sobre os jogos single-player estarem mortos? Bem, Swen Vincke, CEO da Larian Studios, está aqui para subverter essa ideia. Ele afirma que os jogos de um jogador não estão mortos, eles apenas precisam ser ÓTIMOS.
Vincke, conhecido por suas declarações incisivas, recentemente postou no X/Twitter: “É aquele tempo do ano novamente quando os grandes jogos de um jogador são declarados mortos. Use sua imaginação. Eles não estão. Eles apenas precisam ser ótimos.”
That time of the year again when big single player games are declared dead.
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) March 18, 2025
Use your imagination.
They're not.
They just have to be good.
O CEO ainda complementa em post subsequentes, dizendo que este posicionamento é importante para balancear a opinião que circunda na mídia recentemente. A sentença “grandes jogos single-player não valem o investimento” estão se tornando comuns. Segundo ele, declarações como essa se tornam “mantras” com o tempo, tornando-as verdades inquestionáveis, o que faz mal para a indústria. Por fim, ele complementa dizendo que inovando o suficiente, é possível sim fazer bons jogos single-player.
Este tipo de discussão levantada pelo diretor da Larian Studios se torna relevante na medida que seu estúdio cresceu através do desenvolvimento de excelentes jogos com um orçamento modesto. E quando tiveram a oportunidade de um grande orçamento levaram o prêmio de Game of the Year com Baldur’s Gate 3.
Discursos contra os jogos single-player se agravam ainda mais quando se considera alguns posicionamentos após o Baldur’s Gate 3 ter vencido o GOTY de 2023. Posicionamentos como “a comunidade não pode esperar que o padrão da indústria seja Baldur’s Gate 3” foram comuns. Parte da indústria se recusa a fazer um trabalho minucioso de longo prazo e culpa aqueles que fazem e conseguem um sucesso estrondoso por isso.
Vincke não fica somente no campo do discurso, o CEO da Larian já revelou que o estúdio está trabalhando em dois novos projetos, ambos single-player, ou seja, ele confia neste modelo acima de tudo.
Os jogos live service estão em decadência e diferentemente do que se pode pensar, os single-player não estão indo pelo mesmo caminho. Ainda há espaço para conquistar o público e lançar um jogo de sucesso. Como Vincke diz: Eles só precisam ser ótimos!
Para ficar por dentro de todas as novidades de mundo da cultura pop e geek, acesse o portal da Black Company.