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Ubisoft

Ubisoft lança ferramenta de acessibilidade com foco no daltonismo

Foi anunciado pela Ubisoft, uma das maiores empresas de games do mundo, o lançamento do Chroma, uma nova ferramenta de acessibilidade que irá auxiliar desenvolvedores a criar experiências para jogadores com daltonismo. A iniciativa foi divulgada durante o evento Game Accessibility Conference e visa promover mais inclusão nos games e outras formas de mídia.

A ferramenta é gratuita e de código aberto, ou seja, outras pessoas terão total acesso para contribuir em sua melhoria, além de facilitar os fluxos de trabalho. O grupo responsável pelo projeto foi o time de Controle de Qualidade da Ubisoft índia. Desde o início, o foco foi resolver desafios enfrentados por jogadores daltônicos e melhorar suas experiências.

O Chroma funciona da seguinte forma: um simulador de alta precisão aplica filtros de daltonismo em tempo real, sem comprometer o desempenho. O Chroma utiliza o algoritmo Color Oracle, garantindo simulações confiáveis e condizentes com as deficiências visuais reais.

Ritu Chowdhary, Diretora de controle de Qualidade da Ubisoft, afirma: “Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade. O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores. Tenho um imenso orgulho da equipe de Controle de Qualidade na Índia, que liderou esse projeto com propósito, confiança e paixão.”

Alguns dos principais diferenciais do Chroma são a possibilidade de identificar e corrigir decisões de design que não atendam às diretrizes de acessibilidade voltadas ao daltonismo e avaliar a acessibilidade de jogos de maneira mais rápida e abrangente.

Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoft, diz: “O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes. A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta. Por meio da colaboração com especialistas em acessibilidade e ajustes baseados em feedbacks, foi possível criar uma solução sem lags ou imprecisões, tornando os testes de acessibilidade mais ágeis e eficientes. O Chroma é uma prova da inovação e dedicação da equipe, e já está transformando a forma como se pensa acessibilidade no design de games. Torná-lo open source é um orgulhoso passo rumo ao compartilhamento desse avanço com toda a comunidade.”

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