Foi anunciado pela Ubisoft, uma das maiores empresas de games do mundo, o lançamento do Chroma, uma nova ferramenta de acessibilidade que irá auxiliar desenvolvedores a criar experiências para jogadores com daltonismo. A iniciativa foi divulgada durante o evento Game Accessibility Conference e visa promover mais inclusão nos games e outras formas de mídia.
A ferramenta é gratuita e de código aberto, ou seja, outras pessoas terão total acesso para contribuir em sua melhoria, além de facilitar os fluxos de trabalho. O grupo responsável pelo projeto foi o time de Controle de Qualidade da Ubisoft índia. Desde o início, o foco foi resolver desafios enfrentados por jogadores daltônicos e melhorar suas experiências.
O Chroma funciona da seguinte forma: um simulador de alta precisão aplica filtros de daltonismo em tempo real, sem comprometer o desempenho. O Chroma utiliza o algoritmo Color Oracle, garantindo simulações confiáveis e condizentes com as deficiências visuais reais.
Ritu Chowdhary, Diretora de controle de Qualidade da Ubisoft, afirma: “Na Ubisoft, tornar o Chroma uma ferramenta de código aberto é um compromisso com o futuro — onde acessibilidade não é apenas uma funcionalidade, mas uma mentalidade. O design inclusivo eleva a experiência de todos os jogadores. Tenho um imenso orgulho da equipe de Controle de Qualidade na Índia, que liderou esse projeto com propósito, confiança e paixão.”
Alguns dos principais diferenciais do Chroma são a possibilidade de identificar e corrigir decisões de design que não atendam às diretrizes de acessibilidade voltadas ao daltonismo e avaliar a acessibilidade de jogos de maneira mais rápida e abrangente.
Jawad Shakil, Gerente de Projetos da área de Controle de Qualidade da Ubisoft, diz: “O Chroma foi criado com um propósito claro — tornar a acessibilidade para daltonismo uma parte natural do processo criativo e de testes. A equipe superou desafios significativos durante o desenvolvimento, como questões de desempenho em tempo real e a escolha do algoritmo ideal para alimentar a ferramenta. Por meio da colaboração com especialistas em acessibilidade e ajustes baseados em feedbacks, foi possível criar uma solução sem lags ou imprecisões, tornando os testes de acessibilidade mais ágeis e eficientes. O Chroma é uma prova da inovação e dedicação da equipe, e já está transformando a forma como se pensa acessibilidade no design de games. Torná-lo open source é um orgulhoso passo rumo ao compartilhamento desse avanço com toda a comunidade.”
Para mais notícias sobre o mundo dos jogos, acompanhe o nosso portal.
Leia Também:
- Ubisoft Brasil lança vídeo promocional de Assassin’s Creed Shadows inspirado em tokusatsus
- Maíra Azevedo lança seu primeiro livro infantil com foco na representatividade e autoestima
- Star Wars: The Acolyte teria mais temporadas e foco em Darth Plagueis, revela ator
- Ubisoft lança Just Dance 2025 e Just Dance VR: Welcome to Dancity