Há cinco meses atrás todos os fãs do grandioso jogo prometido durante meses tiveram uma péssima notícia, o desenvolvimento do jogo Hytale, patrocinado pela Riot Games teve seu desenvolvimento cancelado após sete anos de desenvolvimento. Porém essa semana os fãs que ainda resistiam a segurar essa fagulha no coração, uma boa notícia pairou sobre os céus, o desenvolvimento do jogo foi retomado e os entusiastas do jogo poderão, em um futuro, conhecê-lo em primeira mão!
Para termos de volta o sonho, o primeiro passo veio pela Riot Games, que decidiu vender os direitos comerciais de Hytale de volta para o co-fundador original, Simon Collins-Laflamme, meses após encerrar definitivamente o desenvolvimento do jogo.

A decisão marca a retomada oficial do desenvolvimento do jogo que muitos intitulam como rival direto de Minecraft. A transação já foi confirmada tanto pelo criador quanto pela parte da Riot via publicação no próprio site do jogo.
“Estamos muito felizes em anunciar que adquirimos Hytale da Riot Games. Embora não fizesse sentido para eles continuarem desenvolvendo o jogo em sua forma atual, eles queriam o melhor para os jogadores, e isso significa que eventualmente poderemos jogar uma versão revisada do jogo. Somos gratos à Riot Games por tornar isso possível. Nas últimas semanas, recontratamos mais de 30 desenvolvedores que conhecem este jogo profundamente, e esperamos contratar mais profissionais nos próximos dias. Juntos, estamos voltando à visão original de Hytale. Somos totalmente independentes e estamos pessoalmente comprometidos em financiar Hytale pelos próximos 10 anos”.
Com a saída da Riot Games também se encerra o ciclo da Hypixel Studios, fechada pela publisher em junho de 2025 que após avaliar que a proposta de Hytale não avançaria a um ponto necessário para cumprir a proposta inicial. Na época, Aaron “Noxy” Donaghey, CEO do estúdio explicou que, mesmo após a reformulação da engine, a produção ainda não atingia o nível de exigência que um projeto de tamanho escopo merecia.