Warhammer Fantasy tem de tudo. Fantasia épica, fantasia gótica, terror, e até comédia! É um dos maiores universos de fantasia já criados. Mas o que é Warhammer Fantasy? Nessa matéria explicaremos um pouco sobre esse incrível universo, tão pouco conhecido no Brasil.
Warhammer Fantasy foi criado para um jogo de miniaturas com o nome simples de Warhammer Fantasy Battles. Mas vamos por partes… o que é Warhammer? Esse nome é dado a uma série de universos de fantasia e ficção cientifica que se auto referenciam, mas são separados totalmente, como é o caso do Warhammer 40K (ficção cientifica), ou são uma continuação direta um do outro, como no caso Warhammer Fantasy e Warhammer Age of Sigmar. Todos foram criados pela mesma empresa britânica, a Games Workshop, para seus jogos de miniatura. 40K é o maior e mais famoso deles, mas hoje é dia de Fantasy, o mais antigo deles.
Criado em 1983, foi publicado através de livros, quadrinhos, jogos, revistas e mais, mas tem um porém… até recentemente, o universo estava morto! Sim, por conta de uma grande baixa de vendas no jogo, o universo foi morto em um grandessíssimo evento chamado de Fim dos Tempos. Inúmeros livros, jogos e quadrinhos foram lançados para esse evento, que culminou com a literal explosão do planeta e a vitória total e completa dos vilões, os Deuses do Caos. Claro que existe a continuação de Warhammer Fantasy, mas não entraremos nisso nessa matéria.
Lore
Warhammer Fantasy se passa em um planeta simplesmente chamado O Planeta, onde uma raça de seres superiores, chamados de Os Antigos, manipulou o planeta para que se tornasse propicio á vida. Os dragões e outros seres que já viviam lá foram quase extintos, e as ralas fantásticas mais tradicionais foram criadas para popular o planeta, como anões, humanos, elfos, e por aí vai. Curiosamente, orcs já estavam no planeta antes disso tudo, e continuaram nele até o planeta explodir.
Os Antigos criaram dois portais interdimensionais, um em cada polo do planeta. Após milhares de anos de experimentação com a vida e a rocha, os portais nos polos colapsaram por um descuido, deixando vazar para o planeta uma enorme quantidade de energia magica, referida como caos. Os 4 deuses do Caos pretendiam dominar o planeta e corromper as raças que lá viviam.
Então teve início a primeira grande guerra contra o caos, onde tudo e todos estavam em jogo. Os Antigos haviam fugido, deixando suas criações á mercê das hordas de demônios do caos. Esse foi o evento fundador de toda a história do planeta. Eventualmente, os elfos criaram um grande vórtice mágico que drenava a magia em excesso, porém era tarde demais. Eles ganharam, mas o mundo de Warhammer tinha uma data de validade… pois era apenas uma questão de tempo até o caos vencer.
Warhammer quase não existe no Brasil, tirando nas grandes capitais. Se gostou do que leu, vá atrás dos poucos livros traduzidos. Não irá se arrepender!