Uma das maiores decepções para o mundo gamer que envolve o universo de jogos indie do ano passado foi Wayfinder, a obra foi produzida pela Airship Syndicate, estúdio americano responsável por títulos como Ruined King e Darksiders Genesis. O jogo foi publicado pela Digital Extremes, estúdio responsável por Warframe, um dos maiores looter shooter do mercado.
Wayfinder prometeu ser um MMORPG looter shooter de mundo aberto, apresentando uma temática futurista e esteticamente cartunizada. O jogo ficou disponível em acesso antecipado no ano passado e desde lá o pesadelo começou, tanto para os jogadores quanto para os desenvolvedores.
Lançamento desastroso
O dia 17/08/2023, também conhecido como o dia do lançamento foi um dia para ser esquecido, houve filas de quase 30 mil pessoas que não conseguiram acessar o jogo, diversos itens do pacote fundador que foram comprados e não entregues aos jogadores causando perdas de dezenas de doláres. No dia seguinte por meio do discord a Airship Syndcate pediu desculpas e falou que iria recompensar os jogadores. Boa parte da culpa pode ser atribuída à Digital Extremes, já que a parte estrutural de server deveria ficar por conta dela. Pois bem a publisher também se desculpou e a promessa era de melhora.
As palavras introdutórias do texto da Airship Syndacte após o dia do lançamento foram as seguintes: “Ontem foi uma droga. Não há outra forma de dizer isso. Foi péssimo para as pessoas que compraram Founder’s Packs e não puderam jogar, e foi péssimo para nós ver jogadores incapazes de entrar no jogo depois de acreditarem em nós e em nossa visão.” Este texto foi disponiblizado no dia 18/08/2023 pelo Discord da empresa.
Mais problemas a vista
Semanas depois no dia 09/11/2023, aconteceu outra baque gigante para os desenvolvedores: a publisher Digital Extremes anunciou que estaria abandonando o projeto. Em um momento de desespero a Airshyp Syndicate anunciou assumir as duas responsabilidades e continuar o projeto. Infelizmente isso não ocorreu da melhor forma.
O texto oficial do desligamento da DE(Digital Extremes) como publisher é o seguinte: “Airship Syndicate possui o IP Wayfinder e não temos planos de parar de desenvolver o jogo agora. Esperamos continuar a desenvolver o jogo junto com nossos jogadores à medida que assumimos as operações.” Texto publicado pela Airship Syndicate no Discord.
Um novo problema esta posto e surge a dúvida se a Airship Syndicate terá o que é necessário para arcar com as novas responsabilidades. Os meses passam e agora um novo anúncio: parece que os problemas dos direitos de publicação não estavam resolvidos quando a DE pulou do barco. somente depois de 5 meses que as responsabilidades foram transferidas para os desenvolvedores. A demora para a solução destes problemas e de outros que afetavam o multiplayer causou uma redução drástica na quantidade de jogadores. Para resolver o problema, neste mesmo anúncio do dia 08/04/2024 a Airship Syndicate, resolveu interromper a venda de pacotes fundadores: “devido a essas mudanças, desativamos as novas vendas do jogo por enquanto. Aqueles que compraram o Wayfinder ainda podem acessar e jogar normalmente, sem interrupções.”
Difícil decisão e novos horizontes
Pouco mais de um mês após esta mudança, os desenvolvedores anunciramm uma mudança gigantesca para a obra. Ontem, dia 15/05/2024, foi publicado na página da Steam o anúncio da nova atualização do jogo, Wayfinder Echoes, e para a surpresa de muitos a desenvolvedora anuncionou que o jogo mudará completamente. Será abandonado o modelo MMORPG e obra irá transmigrar para um RPG COOP somente com modo offline.
O baque foi gigantesco tranzendo opiniões não tão boas por parte do público, afinal os jogadores pagaram pacote fundador da obra. O pacote ofericia entre outras coisas cash e cosméticos, porém, o problema é que agora todos estes itens serão obtidos dentro do jogo somente por jogar. Há outro ponto ainda mais agravante: os cosméticos obtidos via cash nos últimos 9 meses de funcionamento do jogo também farão parte do jogo normal. Desta forma, vários jogadores estão clamando por reembolso pois sentem que sofreram um golpe por parte do desenvolvedores.
O texto referente à atualização aborda a retirada dos requerimentos para jogar online, ou seja, a partir de agora a obra será um jogo offline. Também é abordado que a obra terá um preço único e não mais haverá micro transações. Ainda foi tratado sobre algumas mudanças no core do jogo que ocorrerão a fim de trazer mais dinamicidade para gameplay e, por fim, foi exposto um Road Map das mudanças até o lançamento em definitivo.
Claro que esta mudança não agradou muitos jogadores. A insatisfação é clara para quem já comprou o jogo e se sente enganado pelos desenvolvedores. A avaliação recente na steam conta com 79% de desaprovação, esta avaliação considera somente os últimos 30 dias. Um exemplo é o comentário de um dos jogadores a seguir.
Novidades para o futuro
O streamer Asmongold entrevistou o produtor do jogo em sua live na twitch. O tom da conversa está mais ligado ao que o jogo será daqui pra frente. Uma brincadeira com fundo de verdades que impregnou nos comentários é a resposta do produtor a pergunta: “o que você vai fazer agora?”, ele responde: “beber”. É perceptível que a decisão tomada não era a melhor, mas talvez a única saída para evitar o encerramento do jogo. Para assitir ao vídeo completo da entrevista clique aqui.
Por fim, a Airship Syndate publicou hoje, dia 16/05/2024 em seu perfil no X, que amanhã participará de uma entrevista com SkillUP, explicando em mais detalhes sobre o ocorrido e os próximos passos.
Para ficar por dentro de notícias do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.
Nenhuma matéria relacionada.