Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Zenless Zone Zero(ZZZ): menos gacha, mais game, problemas iguais

Zenless Zone Zero(ZZZ) é o jogo mais recente miHoYo, estúdio chinês de desenvolvimento de jogos responsável por Genshin Impact e Honkai: Star Rail. Neste novo título a proposta de um gacha game é reintroduzida, porém desta vez há mudanças significativas para tornar a experiência um pouco menos predatória e repetitiva.

A proposta da obra é um jogo de ação e aventura com elementos clássicos de gacha game, onde há personagens que precisam ser obtidos através de sorteios. Para sortear, é necessário um determinado recursos que é relativamente difícil de se obter in-game, mas que pode ser facilmente comprado com dinheiro real. A obra ainda propõe um farm diário através de mecânicas de energia, missões diárias, missões semanais, passe de batalha e tarefas. A necessidade de jogar constantemente ZZZ chega a ser abusiva em alguns momentos, e um dia desconectado pode custar muitos recursos para os jogadores casuais.

Em relação a história da obra, esta é bem extensa contando com diversos capítulos e missões. A história está relacionada às diferentes facções dos personagens do jogo, logo, o jogador entrará em contato com todos os personagens jogáveis e conhecerá suas peculiaridades. Além disso, os protagonistas Belle e Wise têm uma conexão direta com os acontecimentos que geraram as esferas negras, ambos desejando saber o que realmente aconteceu no Dia D. O surgimento das esferas negras e como lidar com elas é um mistério que precisa ser desvendado, e o lendário proxy Phaethon é o único que pode descobrir a verdade.

Facção das lebres astutas

Apesar de longa, a história não é cansativa. Há diversos diálogos dublados e cinemáticas divertidas que lembram um quadrinho. O problema é que parte das histórias é limitada pelo nível do jogador, logo a progressão é necessária para que a história continue. Isto não seria um problema se a obra não fosse estruturada a partir de tarefas diárias para evoluir. Em alguns momentos, é necessário dias de farm para que a história possa ter prosseguimento, algo desagradavel e que quebra o ritmo da gameplay de um jogador que deseja explorar os acontecimentos da obra. Ainda há histórias paralelas além das missões secundárias, essas são as histórias dos agentes. Essas histórias apresentam um escopo fechado e limitado que busca aprofundar a relação do proxy com os agentes, permitindo conhecer melhor os personagens e entender suas personalidades, características e trejeitos.

Em relação ao elemento de farm há mudanças interessantes que alteram a perspectiva de ZZZ em relação aos outros jogos gacha. As missões principais, secundárias e tantos outros modos não requerem uma repetição exacerbada. Há uma perspectiva focada em completar os desafios pelo menos uma vez do que repetí-los indefinidamente. Isto ocorre através das recompensas especiais pela primeira conclusão, favorecendo jogadores com personalidade de completistas sobre os famosos grinders que gostam de consumir algo várias vezes por muitas horas. O farm em ZZZ está direcionado a melhoria do personagem para o avanço nos diferentes desafios, não há nenhum farm relacionado a história principal e secundária da obra.

O farm é designado principalmente para o jogo VR da indústria AEIN. Este jogo inclui todos os materiais relativos à melhoria dos personagens, seja para evoluir o nível dos agentes, melhorar as habilidades passivas e ativas, melhorar o motor e os discos. Apesar de não ser o único, este é o principal ambiente de farm de recursos. Os outros meios de obtenção destes recursos são através da conquista de algumas missões, que só os oferecem na primeira vez que são realizadas. Após isso, o jogador ficará dependente do jogo da indústria AEIN para aprimorar os personagens. O problema desta mecânica é que cada acesso a esse jogo custa uma quantidade de energia, limitada a 240, logo, há um limite de quanto o jogador pode farmar diariamente. Para recuperar essa energia, é necessário esperar 24 horas ou gastar cromo, que é facilmente obtido por dinheiro real, embora possa ser obtido no jogo em pequenas quantidades. Este farm é predatório, exigindo dias, às vezes semanas, para atingir um objetivo. O jogador precisa esperar o próximo dia para continuar seu farm, sem poder dedicar horas a fio para atingir o objetivo mais rapidamente, como é comum nos famosos jogos de grind. Isto pode ser contornado caso o jogador utilize dinheiro real para recarregar a energia e aí sim conseguir ter uma progressão ideal.

Além do farm realizado dentro do jogo, há alguns elementos que precisam de progressão, como é o caso da esfera negra zero. A esfera negra zero está ligada aos militares do Posto Avançado Scott e possui uma jogabilidade diferenciada, comparada ao resto da obra, que resume seu gameplay a matar monstros enquanto avança no minigame de TV. Sua peculiaridade está na abordagem de uma mecânica roguelike que adiciona cartas que oferecem passivas únicas e bangbos únicos que ajudam o jogador de diferentes formas. Este roguelike quebra a monotonia que ronda as missões principais e secundárias, além de fornecer uma árvore de habilidades que funciona somente neste modo. É praticamente um jogo a parte que tem um papel incrível de ser algo diferenciado e divertido.

No que diz respeito ao combate, ele é mais dinâmico e ativo do que qualquer outro jogo da miHoYo. A mecânica de três personagens trabalhando em conjunto permanece, porém há adição de mecânicas de esquiva, assistência ofensiva e defensiva que força a troca de personagens, habilidade especiais e ultimate. Ainda há o combo de personagens que trocam de lugar entre si junto ao bangbos em ataques especiais. Por estes motivos o combate se torna dinâmico, divertido e interessante. Perder a atenção durante o combate não é uma opção, não basta ter personagens evoluídos. Mecânicas apuradas e reflexos em dias são exigências de ZZZ. Infelizmente, há pouca variedade de inimigos, tornando tudo o que se vê bastante monótono. É preciso de mais inimigos para um jogo que exige dezenas de horas para sua “conclusão”.

 A ambientação de cyberpunk retrô toma conta da estética da obra. O cyberpunk está presente em diversos aspectos, porém mantém uma temática retrô com a locadora de vídeos e outros elementos que remetem a décadas atrás. Essa contradição apresenta uma temática única que fornece uma série de atividades antigas e tecnológicas ao mesmo tempo. Entre elas, gerenciar uma locadora de vídeos em cidade semi tradicional que possui barraca de macarrão, uma cafeteria e uma banca de jornal. O estilo anime está presente e dita o parâmetro de todos os jogos da miHoYo, e com ZZZ não seria diferente.

Concluindo, Zenless Zone Zero é um gacha game que abre, em parte, mão de um farm extenso para adicionar elementos complecionistas. Esta nova abordagem para os jogos de anime da miHoYo atrai mais jogadores casuais, pois o maior elemento de repetição e grind foi diminuído. O problema é que, mesmo reduzido, ele ainda é muito impactante, atrasando a progressão do jogador simplesmente para adicionar uma camada de monetização para recarregar a energia. Esse modelo não consegue deixar de ser predatório e, infelizmente, é um pay to win dos mais grotescos. A monetização adotada pela miHoYo é antiquada e não se encaixa em uma comunidade ávida e criteriosa do mundo dos jogos. É decepcionante ver esse tipo de abordagem em jogos atuais, pois não contribui em nada para a evolução do mercado de jogos.

Para baixar e jogar ZZZ acesse o site oficial do jogo. Para ficar por dentro de notícias da semana do mundo dos jogos fique atento à BlackCompany em Games.

Respostas de 2

  1. Adorei a análise. Eu prefiro gastar 300 conto num jogo uma vez e me divertir por horas a fio do que perder tempo com jogo “gratuito” que te obriga a gastar para avançar no game. Eu acho que os gachas deveriam aprender com o Fortnite. Apesar de ser gratuito tem o battle pass que todo mundo compra, e vc pode simplesmente comprá-lo só uma vez e ir ganhando dinheiro e skins ao longo da temporada para comprar o bp de novo na temporada seguinte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a Black nas redes sociais: https://beacons.ai/blackcompanybr