A mais importante competição de games independentes avaliou os 114 melhores e mais inovadores jogos do mundo inteiro
O gamescom latam BIG Festival, principal competição de games independentes da América Latina, premiou os melhores jogos do ano em sua edição de 2024 neste domingo (30). O evento avaliou 114 dos mais inovadores jogos do mundo, testados pelo público e avaliados por um júri especializado. Esta foi a segunda etapa do anúncio dos vencedores, com algumas categorias reveladas na sexta-feira.
Com sete categorias, a Cerimônia de Premiação emocionou o público, destacando jogos incríveis e elevando as expectativas para o próximo ano. As apresentadoras agradeceram a participação do público, representando a animação e ansiedade do momento.
Na categoria Big Impact: Melhor Jogo de Diversidade, o clima refletiu o recente orgulho e celebração da diversidade. Guilherme Albuquerque, gerente de novos negócios do IGN Brasil, destacou: “É uma honra estar no palco. Diversidade é muito importante e os jogos nos representam. Quando você é o personagem, você conquista aquele mundo.” O vencedor foi Sibel’s Journey, da Alemanha. “Estamos muito contentes com o prêmio, esse reconhecimento é muito importante para nós. Queremos contribuir para a diversidade e fazer com que os jovens se sintam incluídos. Este prêmio é para todos os jovens que vão crescer no mundo”, disse o representante.
Na categoria Big Impact: Educacional, o poder do aprendizado brilhou. Lyara Oliveira, presidente da SPCine, agradeceu a oportunidade de estar no evento e convidou todos a conhecerem as ações e editais culturais da SPCine. O prêmio foi para Loddlenaut, dos Estados Unidos, um jogo que ensina física e exploração espacial de forma divertida e interativa. “Estamos muito felizes e acreditamos que é importante inspirar”, agradeceu o time vencedor.
Na categoria Big Impact: Questões Sociais, Alan Saadi, gerente da Sabesp, destacou a importância dos games na vida das pessoas. O vencedor foi Crab God, da Austrália, um jogo que aborda problemas da pesca predatória e poluição marinha. “É fantástico ver o reconhecimento do jogo, não apenas por ser o melhor, mas pelo impacto social. Se você gosta de causas sociais, por favor, jogue”, agradeceu o representante.
Andrea Ciparullo, apresentadora do prêmio de Melhor Jogo Estudante, destacou sua felicidade por reconhecer o potencial dos futuros profissionais da indústria. Os desenvolvedores do jogo vencedor, FOLGORE, da França, agradeceram aos amigos e familiares, mencionando a importância do reconhecimento.
Na categoria Melhor Jogo Infantil, Fernando Mazza, diretor sênior de operações da Tencent Games no Brasil, elogiou o cuidado e carinho dedicados à categoria. O vencedor foi Turned Turtles, do Brasil. “Que alegria, muito obrigada a gamescom e aos jurados. Este reconhecimento é muito importante para nós. Nossa tartaruguinha tunada é o vencedor de melhor jogo infantil”, disseram os sócios.
Para o prêmio de Melhor Jogo Inédito, o grupo Navox animou o público e Eddy Antonini, head de games da Tectoy, anunciou o vencedor. Luna Abyss, do Reino Unido, foi o premiado. “Aos devs e a tudo que fizemos nos últimos cinco anos, muito obrigada por jogarem nosso jogo”, agradeceu o diretor de criação.
Na categoria mais aguardada, Melhor Jogo Voto Popular, BRKsEdu, criador de conteúdo, apresentou o prêmio. O jogo Astro Pig, da Garoa Studios, foi o vencedor. “Estar aqui depois de 6 anos ganhando como voto popular é o fechamento de um ciclo para nós. Obrigada a todos que votaram e continuem valorizando os jogos brasileiros. Estamos muito felizes”, agradeceram.
O BIG Festival reafirma seu papel como referência na indústria de games independentes da América Latina, reconhecendo e premiando jogos que abordam temas importantes, inovam na jogabilidade e proporcionam experiências únicas aos jogadores.
Nenhuma matéria relacionada.