Em cinco dias de evento gamescom latam reuniu novidades, nostalgia e diversão para os amantes do entretenimento
A gamescom latam trouxe novidades, lançamentos e muita tecnologia. No evento, que termina hoje (30), os visitantes exploraram inovações dos games como VR (Realidade Virtual), AR (Realidade Aumentada), Inteligência Artificial para NPCs (personagens não jogáveis), streaming de jogos de alta performance, NFTs (Non-Fungible Tokens), motores gráficos de última geração, efeitos visuais e fotorrealismo, jogos multiplataforma, acessibilidade nos games, jogos inclusivos, metaverso e realidade virtual social, tudo isso nos mais de 25 mil metros quadrados do São Paulo Expo.
Os amantes de games nostálgicos e arcades também se divertiram nos corredores do evento. Jogos de tabuleiro, clássicos do arcade e interação entre criadores e usuários coexistiram harmoniosamente com as telas mais modernas.
Jogos offline
Com mais de 50 jogos disponíveis para jogar, o espaço dedicado aos jogos de tabuleiro na gamescom latam, chamado gamescom latam board games, foi cuidadosamente projetado para a Diversão Offline, a maior feira de jogos de tabuleiro da América Latina, e pelo bar Ludus Luderia. No local, monitores atuaram como verdadeiros sommeliers de jogos de tabuleiro, oferecendo ao público a chance de se aprofundar na cultura desses jogos.
Grupos de amigos e familiares tiveram a oportunidade de se desafiar em jogos de lógica, raciocínio rápido, estratégia e muito mais, desde os mais simples até os mais complexos. A seleção de títulos foi pensada para atender a todos os níveis de jogadores, proporcionando integração e diversão. Segundo Newton Monteiro, desenvolvedor de jogos, “sou um fã e um colecionador de jogos de tabuleiro. Aqui é um espaço muito divertido. A presença dos monitores é fundamental para apresentar e facilitar a compreensão das regras.”
Os apaixonados por games e board games que testarem e gostarem de algum jogo podem levá-lo para casa, comprando diretamente na loja dentro do espaço.
Espaço Arcade faz público da gamescom viajar no tempo
A gamescom latam arcade ofereceu uma viagem nostálgica aos anos dourados dos fliperamas. O espaço apresentou uma coleção de jogos clássicos que marcaram a história dos visitantes. Foi uma oportunidade para jogadores de todas as gerações reviverem momentos nostálgicos e para a nova geração, acostumada com consoles modernos, se encantar com as luzes e sons das máquinas de pinball.
Para Jorge Oliveira, motorista de aplicativo, o espaço é uma aula de história e um momento de conexão com suas filhas. “Eu cresci jogando fliperama. Economizávamos, pedíamos dinheiro para a avó. Era a época das fichas. Passava uma tarde inteira jogando. Pac-Man era meu favorito. Hoje em dia, os jogos são muito tecnológicos e eu não entendo muito. Aqui, tenho a chance de mostrar para minhas meninas um pouco da minha diversão”, comenta Jorge, enquanto observa sua filha mais velha se divertindo com a máquina de pinball.
Indie Área
A área indie da gamescom latam foi um dos principais pontos de conexão entre desenvolvedores, produtores e jogadores. Kika Martini, produtora dos jogos Iza’s Supermarket e Wheel Stars — este último vencedor do melhor pitch no Brazil Direct em 2024 pela Izy Play Game Studio — destacou as oportunidades que essa área proporciona. “Podemos captar a opinião do público e nos conectar diretamente com os jogadores, além de aumentar a visibilidade do nosso trabalho. Muitas vezes, pessoas que nunca buscariam nossos jogos online se interessam ao passar por aqui. Temos contato tanto com a área de negócios quanto com a de criação de conteúdo. Até mesmo os sócios de negócios saem das reuniões para experimentar o jogo na prática”, relatou Kika.
Com o crescimento da indústria de games, Rafael Santos (@gamedevtoolkit), criador de conteúdo, vê a área indie como um refúgio cheio de oportunidades. “Este ano, há muitas áreas no evento dedicadas aos jogos indies, com inúmeras oportunidades. Está muito mais interessante. Podemos ver entretenimento e também outras áreas da indústria. Eu acredito que o futuro será dominado pelos jogos, independente da área em que você esteja. Daqui a alguns anos, tudo será jogo”, conclui Rafael.
Artistas apaixonados por games
O Artists’ Alley da gamescom latam foi um sucesso entre o público, destacando a magia dos games através da arte presente em todo o evento. A artista Larissa Rosa Braga, conhecida como Lari Bragart (@lari.bragart), estreou na área artística e elogiou a experiência. “A área tem uma estrutura linda e a iluminação valorizou muito minhas artes. Me sinto segura aqui e o público é muito atencioso. Recebi muitos elogios sobre o espaço! É um ótimo lugar para trocar contatos”, relatou Lari.
Nenhuma matéria relacionada.